quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Captação vs Treino


Algo sobre o qual tenho reflectido bastante nos últimos tempos é sobre o talento. Já tentei desvendar a origem do talento mas este é um tema em que tudo acaba por cair em suposições e crenças, sem que ninguém tenha a certeza de nada. O que é certo é que existem claramente jovens com uma maior predisposição à aprendizagem de determinadas acções que outros, tal como é o caso dos guarda-redes.

Quem é treinador de guarda-redes, concerteza que já assistiu a miúdos que, sem nunca terem jogado a nível federado como guarda-redes, defendem melhor que alguns que já levam um ou mais anos de treino. Eu já vi jogadores de campo a irem à baliza (estamos a falar de camadas jovens) e a dar um autêntico espectáculo. Isto leva-me ao título deste post: será que devemos dar apenas importância ao treino de guarda-redes (com aqueles que temos) ou fazer um maior esforço na captação de jovens para a baliza?

Ao falar de captação de guarda-redes, também pretendo incluir a pesquisa interna, ou seja, jogadores de campo que podem ter uma vocação desconhecida para a posição de guarda-redes. Quando um jogador diz, ao ver que falta um guarda-redes: "Mister, hoje posso ir à baliza?", ponderem seriamente esse pedido pois pode estar ali o futuro guarda-redes titular da equipa. É óbvio que o treino de guarda-redes em si tem extrema importância, até porque por muito talento que um jovem tenha nesta posição, as acções técnico-tácticas dos guardiões são demasiado complexas para serem adquiridas de forma natural com a simples prática do jogo. É preciso corrigir, instruir e melhorar... mas o potencial de evolução de um guarda-redes vai depender muito da sua predisposição para a posição (forma elaborada de dizer talento).

A diferença entre ter um miúdo sem ou com talento é a diferença entre um guarda-redes e um excelente guarda-redes no futuro. Portanto é importantíssimo investir na captação, tanto a nível externo como interno, pois nunca se sabe onde se vai encontrar um jovem promissor.

Foto retirada do site: http://cdsantaclara.wordpress.com/2010/11/11/jovem-guarda-redes-de-15-anos-chamado-ao-plantel-senior/