domingo, 31 de julho de 2011

Pontapés de Baliza




Principalmente nos jovens GR existe uma grande dificuldade na execução dos pontapés de baliza. Muitas vezes a dificuldade existe por falta de coordenação e/ou na corrida para a bola.


Pela experiência que adquiri com jovens GR, contar 4/5 passos grandes para trás e 1 para a direita ou esquerda (formar um L), cria uma distância correcta para atacar a bola. Como se vê no vídeo esse padrão não é cumprido, levando o GR a corrigir a passada durante a corrida para a bola.


Este padrão pode não resultar para todos os GR, mas demonstra resultados positivos.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Exercício Cruzamentos da Linha de Fundo



O vídeo, da forma que está apresentado, não o considero um exercício tipo, mas uma forma de mostrar aos GR a importância da sua posição nos cruzamentos na linha de fundo.


O principal objectivo é que eles percebam que neste tipo de lances a baliza principal passa a ser a linha imaginária entre o poste e a pequena área (linha amarela), pois é por esta zona que a bola passa na maioria das vezes (nos cruzamentos na linha de fundo).


Tenho sorte de poder treinar este aspecto em exercícios com a restante equipa, o que retira a monotonia dos exercícios analíticos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exercício de saídas para bloqueios







Embora este exercício seja aqui apresentado de forma analítica, a minha principal finalidade para ele é promover saídas rápidas da posição fundamental para bloquear bolas que são colocadas em profundidade dentro da área.




Devido ao facto de este objectivo ser atingido em exercícios integrados com a restante equipa, onde a proximidade ao jogo é maior, utilizo as acções apresentadas no vídeo como parte integrante do aquecimento. Assim, evidencio que o transfer que o GR faz do aquecimento para a parte fundamental do treino é extremamente benéfico.



NOTA: Como o exercício do vídeo é referente a uma forma de aquecimento, coloquei uma cadência continuada (centro-direita-centro-esquerda-centro).

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Exercício Situação 1x0+GR




Com este exercício pretendo que o GR encurte rapidamente a distância para o avançado e se coloque em posição baixa (marca amarela). Nesta posição o GR deve aguardar que o avançado actue para lhe bloquear a bola ao nível dos pés.