quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cruzamentos - 2 Aspetos Táticos


Existem vários aspetos a ter em conta na defesa de cruzamentos por parte dos guarda-redes (já falámos de alguns anteriormente) sendo que falamos agora de duas situações / tomadas de decisão de carácter tático que devem ser trabalhadas desde cedo nos guarda-redes.

Vamos abordar duas regras de ouro respeitantes ao posicionamento do guarda-redes em função da posição do adversário com bola:

- Proximidade da baliza: quanto mais perto o adversário está da baliza, mais perto o guarda-redes deve estar o primeiro poste de forma a anular a ameaça de remate à baliza. Se o adversário estiver mais próximo da linha lateral, o guarda-redes deve estar sensivelmente a 2/3 da baliza, mais próximo do segundo poste, para desta forma poder atacar a bola de frente seja qual for a sua trajetória, controlando melhor a situação.

- Proximidade da linha de fundo: quanto mais próximo o adversário está da linha de fundo, mais longe o guarda-redes deverá estar da linha de golo. Desta forma, tem mais hipóteses de anular um cruzamento numa zona mais avançada, tendo um maior controlo da ação defensiva na grande área. Exceção feita a um cruzamento com o pé direito no corredor lateral esquerdo e vice-versa. Se um jogador canhoto cruzar do lado esquerdo do ataque junto à linha de fundo, é muito difícil a bola ir para a baliza em condições de ser golo, sendo que a tendência do atacante é cruzar para a entrada da pequena área. Em contrapartida, se o cruzamento for feito longe da linha de fundo, é importante que o guarda-redes esteja perto da linha de golo para evitar que um cruzamento mais largo entre diretamente na baliza.