segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Treino de Força e Resistência (Sheffield Wednesdey) com Andy Rhodes






Não sei em que período da época este treino foi inserido e dado isto não irei criticar em demasia os exercícios, pois não tenho dados em que me basear para o fazer.

Os objectivos do treino parecem ser a força, a resistência e a técnica de quedas e pegas de bola.

De salientar que parte do período de aquecimento foi realizado com um exercício de velocidade de reacção, período em que não existe fadiga. E ainda o constante reforço positivo a cada repetição, tanto por parte do treinador como do colega.

Andy Rhodes teve uma carreira modesta como jogador, tendo como ponto alto da carreira a chegada a uma final da Taça da Liga Inglesa. Acabou a carreira no Ipswich Town e é actualmente o treinador de guarda-redes do Sheffield Wednesday.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Treino da Velocidade de Reacção (Deportivo) com José Sambade


 

Este vídeo apresenta alguns exercícios para o trabalho da velocidade de reacção dos guarda-redes.

Desta vez não vou incidir nos exercícios nem comentá-los, mas sim realçar a visão que este treinador tem sobre o treino da velocidade de reacção. Para mim é um dos mais esclarecedores sobre este tipo de treino, sua importância, como aplicar os exercícios e as suas condicionantes, fadiga e momentos de pausa entre outros.


José Sambade é o actual treinador de guarda-redes do Besiktas, tendo estado anteriormente 12 épocas ao serviço do Deportivo da Coruña. Sambade ficou conhecido pelo público geral através dos seus métodos de trabalho invulgares para o treino da velocidade de reacção. Ao longa da sua carreira treinou vários guarda-redes internacionais tais como Molina e Daniel Aranzubia (Espanha), Jacques Songo'o (Camarões), Dudu Aouate (Israel), Gustavo Munúa (Uruguai),  Germán Lux (Argentina) e Tolga Zengin (Turquia).

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Treino de Cruzamentos (Coventry City F.C.) com Steve Ogrizovic



Esta é uma sessão de treino inserida na pré-época do Coventry City onde o principal foco é a saída aos cruzamentos. Reparem a importância que é dada sempre a dois aspectos muito importantes nesta acção, nomeadamente o trabalho de pés, que é muito importante para o enquadramento do guarda-redes com a bola, e a vocalização da acção que muitas vezes é negligenciada nos treinos mas que deve ser parte integrante da rotina dos guarda-redes em todas as acções que envolvam disputas de bola.

No geral, não são exercícios ricos no que diz respeito à tomada de decisão (que é fundamental nos cruzamentos) mas é muito válido em termos puramente técnicos. Há um pormenor no último exercício ao qual também dou muita importância que é nunca deixar que o guarda-redes finalize uma repetição com uma defesa incompleta, incentivando-o sempre a terminar com a bola em segurança (impedir ressaltos).

Steve Ogrizovic, 56 anos, é o actual treinador de guarda-redes do Coventry City, tendo sido anteriormente o treinador das reservas do clube. Como jogador, teve uma longa carreira como guarda-redes (de 1977 a 2000) onde detém o recorde de jogador com mais jogos realizados no Coventry City (601). Também esteve ao serviço do Liverpool nos seus primeiros anos como sénior mas sem nunca se afirmar.