sábado, 3 de maio de 2014

Controlo de Bola com os Pés com Andreas Köpke





Neste vídeo podemos ver alguns exercícios simples de trabalho de pés, ao nível do controlo / domínio de bola e de passe curto. Apesar de este vídeo ter sido feito para efeitos demonstrativos, acho importante considerar a utilização de um guarda-redes para fazer o trabalho que no vídeo é feito pelo Andreas Köpke pois servirá para o guarda-redes que está de fora não fique parado e também vai trabalhando o jogo de mãos e alguma mobilização, principalmente quando a qualidade do guarda-redes que está a executar o exercício não é a melhor pois irá fazer com que o que está a servir a bola tenha de fazer algum esforço para conseguir segurar a bola. Desta forma transformamos uma situação que não é a ideal (falta de qualidade com pés do guarda-redes) para trabalhar o outro guarda-redes num regime de imprevisibilidade.

Através de exercícios tão simples como são os do vídeo, podemos criar vários outros onde se trabalhem outras componentes técnicas. Seguindo o princípio que escrevi para dar utilidade à imprevisibilidade acima descrita, caso os guarda-redes já tenham uma boa qualidade com os pés podemos por exemplo juntar isso a um aquecimento com quedas laterais, com o passe a ter de ser feito para o lado para o guarda-redes que está a servir tenha de defender a bola. Desta forma rentabilizamos o tempo e trabalhamos dois aspectos de uma só vez. Como este exemplo, há vários outros que dependem apenas da criatividade do treinador.

Andreas Köpke foi um dos grandes guarda-redes alemães, tendo terminado a sua carreira em 2001. Teve várias presenças pela selecção alemã (algumas em fases finais) e foi considerado o melhor guarda-redes pela FIFA em 1996. Actualmente é o treinador de guarda-redes de Selecção Alemã, onde trabalha desde 2004.

Sem comentários:

Enviar um comentário