É com muito orgulho que comunico a todos vós, que nos acompanham no nosso blog e página de Facebook, que farei parte da delegação portuguesa para o Campeonato Europeu Special Olympics em Antuérpia. Farei parte da equipa técnica da equipa de futebol, com maior incidência no treino de guarda-redes, que representará Portugal no próximo mês de Setembro em solo belga, com representantes de praticamente todos os países europeus.
Trabalhando no desporto adaptado para pessoas portadoras de deficiência intelectual, há pouco mais de quatro anos, este convite significa para mim, um enorme reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver, mas sobretudo a felicidade que o meu trabalho proporciona a esta população, com quem convivo diariamente.
O que é o Special Olympics?
O Special Olympics, criado em 1968, é o maior movimento desportivo mundial focado na promoção do desporto para pessoas com deficiência intelectual. A visão de um Mundo onde cada pessoa, independentemente da sua capacidade, fosse aceite e valorizada, levou a que surgisse a convicção de que as pessoas com deficiência intelectual podem, com enquadramento técnico adequado, beneficiar da participação no Desporto. O Movimento tem crescido e engloba cerca de 3.5 milhões de atletas em mais de 180 países e em todas as regiões do mundo. Esta organização sem fins lucrativos emprega as suas energias na procura do verdadeiro potencial que existe dentro de cada um dos seus participantes. Deste modo, o Special Olympics oferece a oportunidade aos seus atletas de realizar o seu potencial e desenvolver as suas habilidades, através do desporto, apresentando-se não apenas como uma organização desportiva para pessoas com deficiência intelectual, mas essencialmente, como catalisadora eficaz para a mudança social.
“Deixem-me vencer, mas se não conseguir vencer, deixem-me enfrentar o desafio corajosamente”
Eduardo Dinis inicia a carreira como treinador adjunto na EAS Alta de Lisboa nos Sub-13, passando na época seguinte para o Belenenses como adjunto da equipa de Iniciados do Campeonato Nacional. Em 2009 sai para a UDR Algés para treinador de guarda-redes dos Sub-19 na 2ª Divisão da AF Lisboa. Em 2010/11 e 2011/12 assume a função de treinador de guarda-redes dos Sub-17 do SC Linda-a-Velha. Na época 2012/13 dedicou-se em exclusivo ao desporto adaptado, visando a preparação de atletas para o Campeonato Europeu Special Olympics 2014. Na corrente época regressou ao SC Linda-a-Velha como treinador de guarda-redes da equipa sénior e júnior.