segunda-feira, 31 de março de 2014

Treino Pliométrico, Defesa de Remates e Quedas Laterais (FC Augsburg) com Zdenko Miletic




No exercício pliométrico gostava de chamar a atenção ao facto do guarda-redes ter uma bola debaixo de cada braço enquanto salta pelas barreiras. Isto ajuda a manter o guarda-redes equilibrado e permite-lhe, com o treino, ganhar mais eficiência no salto uma vez que os mesmos passam a ser mais controlados. Sem o uso das bolas, o guarda-redes estaria sempre a usar os braços para se equilibrar entre cada salto, o que não ia potenciar tanto o seu equilíbrio como da forma representada no vídeo.

Nas quedas laterais, também se nota a importância do guarda-redes fazer sempre a queda angulada de forma a atacar a bola.

Zdenko Miletic é o actual treinador de guarda-redes do FC Augsburg, onde trabalha desde 2007, altura em que deixou de jogar (jogou desde 2001 no Augsburg). Apesar de ser croata, Zdenko já está há mais de 20 anos na Alemanha.

domingo, 23 de março de 2014

Trabalho de coordenação, deslocamentos e quedas (Vinicius Negocek)


Os três vídeos apresentados não fazem parte da mesma sessão de treino do Treinador Vinicius Negocek. Organizei-os desta forma tentando criar um certo encadeamento dos exercícios, desde o aquecimento até à parte principal do treino.

No primeiro vídeo, podemos ver um exercício de aquecimento com incidência nas técnicas de encaixe e posteriormente nas quedas rasteiras e meia altura.

No segundo vídeo o objectivo centra-se na coordenação e deslocamentos, complementado com a técnica de encaixe frontal de bolas rasteiras.

Finalmente, no terceiro vídeo, para mim uma variante mais elaborada do segundo exercício, com objectivo de coordenação, deslocamentos e técnica de quedas.

 Vínicius Negocek, natural de Curitiba no Brasil, trabalha na escola da Academia de Futebol do São Caetano, para além de dar treinos particulares a guarda-redes profissionais. 


domingo, 16 de março de 2014

Exercícios de Aquecimento (Star Goalkeeper Academy) com Dan Gaspar


Podemos ver em cima vários exercícios propostos para aquecimento, com vários alongamentos dinâmicos e exercícios de activação com um elevado grau de especificidade relativamente à técnica de guarda-redes.

Acho muito interessante o grau de especificidade que Dan Gaspar consegue colocar nos exercícios de forma a enriquecer as acções, utilizando em quase todos eles a bola. Esta é uma abordagem ao treino que pode ser utilizada por qualquer treinador que com alguma criatividade, facilmente conseguirá enriquecer exercícios banais e rotineiros para algo mais específico, não precisando de copiar os exercícios do vídeo ou quaisquer outros.

domingo, 9 de março de 2014

Sessão de treino, German García


Sessão de treino do treinador German García Díaz para guarda-redes em idade de formação, neste caso iniciados e juvenis.

São abordados as quedas laterais e frontais, força, agilidade e velocidade de reacção. É certo que o vídeo tem muitos cortes, mas fiquei com a ideia que houve poucas correcções nas acções dos guarda-redes, focando-se apenas em feedbacks avaliativos.

Aguardo a vossa opinião

 Treinador de jovens guarda-redes em Espanha. É autor do livro Germán, El entrenador de porteros.

domingo, 2 de março de 2014

Seminário de Treinadores de Guarda-Redes (Gabão) com Vítor Valente


Este é o vídeo de exercícios mais completo que colocámos no blogue. O vídeo é particularmente interessante porque para além de muitos exercícios, são também bastante variados e podemos ver Vítor Valente a abordar várias componentes físicas e técnico-tácticas. São também exercícios que não requerem material muito complexo e a maior parte são suficientemente versáteis para adaptar ao número de guarda-redes de qualquer equipa.

Se tiverem alguma dúvida ou comentário sobre qualquer exercício, podem comentar aqui ou no facebook, dizendo qual o exercício (e o minuto no vídeo) para abrirmos a discussão.

Vítor Valente abandonou a carreira como jogador (onde representou, como guarda-redes, 10 clubes, entre eles o Belenenses, Académica, Marítimo, Boavista e Porto) em 2004 e logo assumiu as funções de treinador de guarda-redes do União de Leiria. Aí trabalhou com Vítor Pontes, Jorge Jesus, José Gomes, Domingos e Paulo Duarte (que esteve sempre com ele nas anteriores equipas técnicas). Mais tarde, acompanhou Paulo Duarte nas selecções do Burquina Faso e Gabão, tendo trabalhado em África durante 5 épocas.