domingo, 15 de maio de 2011

Melhor Guarda-Redes em Portugal (2010/2011)


Este é o resultado da sondagem que têm estado aberta neste blog durante a época desportiva de 2010/2011 que contou com um total de 779 votos.

Nas opções estavam todos os guarda-redes considerados titulares dos 16 clubes da Liga Zon Sagres e mais uma que comportava a opção 'outro'. De salientar apenas que à data da abertura da sondagem, Felipe era o guarda-redes titular do Sporting de Braga, tendo sido transferido em Janeiro para o Flamengo. Artur Moraes, o guarda-redes que substituiu Felipe na baliza do Sporting de Braga não está por isso listado nas opções.

Curiosamente, o vencedor da sondagem anterior esteve de fora durante toda a época por lesão não realizando um único jogo e não tendo, como tal, hipóteses de revalidar o 1º lugar.

Assim sendo, os resultados foram os seguintes:

Helton (Futebol Clube do Porto) 35%
Roberto (Sport Lisboa e Benfica) 26%
Rui Patrício (Sporting Clube de Portugal) 15%
Rafael Bracalli (Clube Desportivo Nacional) 3%
Nilson (Vitória Sport Clube) 3%
Felipe (Sporting Clube de Braga) 3%
7º Outro 2%
Marcelo Boeck (Clube Sport Marítimo) 1%
Cássio (Futebol Clube Paços de Ferreira) 1%
10º Rui Rego (Sport Clube Beira-Mar) 1%
10º Hugo Ventura (Portimonense Sporting Clube) 1%
12º Diego (Vitória Futebol Clube) 0%
13º Peiser (Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol) 0%
14º Salin (Associação Naval 1º de Maio) 0%
14º Gottardi (União Desportiva de Leiria) 0%
14º Paulo Santos (Rio Ave Futebol Clube) 0%
14º Moretto (Sporting Clube Olhanense) 0%

Os 14º classificados receberam 3 votos cada um.

Foto: Getty Images

2 comentários:

  1. Olá,

    Antes demais quero salientar o fantástico trabalho que está neste blog, é uma pena não ser actualizado mais vezes, mas de facto à que realçar o trabalho que vem a ser feito aqui, é bom que existam pessoas interessadas nesta área. Agora em relação a votação para melhor guarda-redes da época, respeitando sempre as opções de cada um, na minha opinião as votações foram feitas um pouco em forma de clubismo, porque se reparar-mos Roberto, Rui Patrício e Rui Rego, estão um pouco deslocados aquilo que realmente foram durante esta época, Rui Patrício mostrou-se seguramente mais seguro entre os postes que Roberto, apesar da má época do Sporting é de salientar o seu trabalho apesar de tudo, no entanto Rui Rego, penso que foi também ele uma revelação a nível de baliza no nosso campeonato, mostrando por isso agora o interesse do Braga nele. Já Roberto penso que foi uma grande desilusão, por isso custa-me entender como ocupa o 2º lugar nesta votação, daí levar-me a crer que a escolha foi feita em clubismo, já relativamente a Helton, penso que já conhecíamos o seu potencial de outras épocas, na minha opinião ocupa bem o 1º, até por aquilo que o Porto conseguiu esta época.

    É só a minha opinião. :D

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigado pelo comentário. De facto é natural que os clubes aos quais pertençam os guarda-redes influenciem sempre a sua escolha, até porque uma votação deste género vale o que vale. Mas o que mais influencia esta votação é mesmo a exposição perante os mídia que os diferentes guarda-redes têm, é natural que se veja mais o Roberto na TV que o Rui Rego, Hugo Ventura ou Diego (para citar alguns) e por vezes esta votação é feita com base no conhecimento dos guarda-redes que pelas próprias competências.

    Abraço

    ResponderEliminar