quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Formas de velocidade no treino de guarda-redes




Tempo de reacção complexo: Resposta aos estímulos (auditivos e visuais) que o jogo apresenta:
• Trajectórias da bola
• Acções dos colegas, adversários, árbitros

O tempo de reacção está intimamente ligado com o factor da "experiência" e a capacidade de antecipação do praticante, ou seja, um guarda-redes com maior experiência consegue antecipar mais facilmente trajectórias de bola, deslocamentos dos adversários e colegas de equipa.

Velocidade de execução: Deslocamentos, reposições de bola, quedas, chamada para saltos….

A velocidade de execução deve ser "controlada". Por outras palavras, não se trata de executar o movimento muito depressa, mas correctamente e o mais rápido possível.

Capacidade de aceleração: Saídas da baliza…

Velocidade resistente: Capacidade de manter um nível elevado de velocidade de execução de acções decisivas, consoante cada situação que o jogo implica.

ALGUNS MEIOS DE TREINO DA VELOCIDADE

Gerais
• Estafetas
• Jogos que requerem alto nível de atenção e velocidade elevada de reacção e deslocamento
• Exercícios com alternância de ritmo
• Exercícios com bolas medicinais (peso<>
Especiais
• Exercícios técnico-tácticos com utilização de bolas mais leves / mais pequenas
• Exercícios com aparecimento repentino da bola (utilização de biombos)
• Exercícios com trajectória casual da bola
• Exercícios com limitação do espaço de acção
• Exercícios técnico-tácticos com velocidade elevada de execução e deslocamento
• Exercícios com utilização alternada de bolas pesadas (peso <>
Competitivos
Exercícios e/ou formas jogadas que simulem o contexto competitivo.

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO TREINO DE VELOCIDADE
• bom domínio da técnica dos exercícios de treino;
• principal método de treino utilizado é o método de repetições;
• intensidade máxima ou sub-máxima;
• pausas activas;
• realização no início da unidade de treino (sem fadiga e após aquecimento);
• alternância de exercícios executados a velocidade "controlada" e velocidade máxima;
• utilização de exercícios que pressionem temporalmente o praticante na percepção e análise da situação bem como na tomada de decisão sobre as acções a empreender;
• ligação íntima com o processo de aperfeiçoamento técnico-táctico;
• utilização de exercícios/actividades - estimuladoras da motivação do praticante .


Componente cognitiva processo de percepção e análise da informação; Tomada de decisão.
As insuficiências técnicas não podem condicionar a tomada de decisão.
Componente motora realização da acção motora.

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