segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Comunicação nos jovens Guarda-Redes


Ser guarda-redes é algo que implica muita experiência para se alcançar o sucesso. É por isto que muitos dos guarda-redes de topo jogam até perto dos 40 anos. Em média os guarda-redes alcançam o seu auge aos 30 anos.


Porquê? Tudo depende da forma como se comanda a grande área. Quanto mais se vive as situações de jogo, mais experiência se ganha e mais rápido se antecipa os lances de jogo. Uma excelente forma para isto acontecer é através da comunicação. Saber o quê, quando e o que dizer é um ponto fundamental para qualquer guarda-redes.

Como fazer um guarda-redes comunicar mais?


Tudo depende da idade do guarda-redes que estamos a treinar. Se, por exemplo, tiver 9 anos, não podemos esperar que ele comunique como um guarda-redes profissional. Os guarda-redes jovens são totalmente fixados na bola e não percebem o que poderá acontecer no jogo.
A maioria dos jovens guarda-redes não fala porque não sabe o que dizer. A sua escassa vivência dos contextos do jogo, não os possibilita de comunicar como um guarda-redes experiente. É contra natura e injusto exigir a um jovem comunicar como um guarda-redes experiente.
É da nossa opinião que ao treinar os jovens entre os 9 e os 15 anos se deva incentivar o uso de certas formas de comunicação. Embora básicas irão, no futuro, ajudar a comunicação. Por exemplo:
- “tens espaço”, diz ao colega que tem espaço para controlar a bola e sair a jogar
- “tens homem”, diz ao colega que está sobre pressão
- “sobe”, diz aos defesas para subir no terreno de jogo
- “limpa”, diz aos colegas para tirar a bola da zona de pressão, não colocando a baliza em perigo
- “minha”, diz aos colegas que vai sair da baliza

Quando e como falar?


Se um guarda-redes conseguir no mínimo dizer estas cinco coisas, está no bom caminho para o sucesso.
Depois de perceberem o que dizer, é função do treinador fazer entender quando dizer. Por exemplo, o guarda-redes diz “minha” num cruzamento, mas muitas vezes ouvimo-los dizer isso quando já têm a bola nas mãos. O objectivo deste tipo de fala é avisar os colegas para se afastarem que vai atacar a bola e não que já a tem nas mãos. Nestas situações, pode acontecer o defesa atacar a bola ao mesmo tempo que o guarda-redes e colocar a baliza em perigo. A comunicação deve ser antecipada.

É fundamental saber como falar. Tudo depende da situação. É uma situação de emergência? Com quem estou a falar? Que tipo de situação está a acontecer? Existem muitas variáveis.

O tom de voz é muito importante, mas nas idades mais baixas é mais relevante saber o que dizer do que como dizer. Com o tempo os jovens começarão a perceber como dizer as coisas. Não é demais referir que com o tempo o guarda-redes conhece bem os seus colegas de equipa. Quero com isto dizer que o guarda-redes toma muitas vezes a postura de um psicólogo. Se um colega seu se irrita com facilidade, deve comunicar com ele de forma mais suave, mas se tiver um colega com postura mais “mole” deve utilizar um tom de voz mais grave e irritado. O guarda-redes deve ser o elemento que conhece a personalidade de todos os colegas de equipa.

Em jeito de conclusão, não são só as grandes defesas, o bom posicionamento, as pegas, etc, que fazem um grande guarda-redes. Perceber o que dizer, quando dizer e o como dizer, claro que aliado a boas acções técnico-tácticas, levam sem dúvida um guarda-redes ao sucesso.

9 comentários:

  1. boa tarde
    Antes demais quero desejar-vos um excelente ano 2010, depois dizer-vos que adoro passar aqui pelo vosso espaço, sinto que cada post que aqui é colocado, é colocado com muito amor ao trabalho especifico do Guarda-redes. Quanto a isso muitos PARABÈNS.
    Quanto a este post, muito bom por sinal, desde da minha adesão como seguidor deste blog, penso que deu para perceber, tenho um filho que é guarda-redes, com 6 anos de idade, e chego à conclusão que ele é um G-R inapto, porque quase tudo, para não dizer tudo o que vocês dizem que o G-R jovem deve ter com ou desde os 9 aos 15 anos ele já tem, este então da "comunicação dos jovens G-R" só vendo, ele falar, ele grita,"é minha, tira, sobe" ele inclusivé senão fazem o que ele diz "um (Eduardo)no poste" como por exemplo nos cantos, ele vai busca-los e coloca-os lá, nos livres então é vê-lo "direita,esquerda, tá bom". e acima de tudo consegue estar 50' concentrado o que é pouco comum para a idade.
    Pode ver fotos dele em hugocostadavid.blogspot.com
    um abraço e mais uma vez parabéns pelo vosso blog

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo

    Como o meu colega Telmo já referiu num post anterior, é uma enorme vantagem conseguir ler a situação de jogo em que está envolvido, muito mais nesta idade. O que refere no seu comentário, só observando mesmo o jogo é que lhe poderia dar uma resposta mais concreta. Não querendo desvalorizar o seu filho, há que, primeiro que tudo, saber se o que ele diz aos colegas (exemplo de corrigir a posição nos esquemas tácticos) é benéfico para ele e para a equipa, ou se apenas o diz como forma de replicar o que vê nos jogos da TV, o que é normal nestas idades. Este ponto leva-nos a um segundo. O excesso de fala por parte de um guarda-redes, ainda por cima nestas idades, leva a que os colegas da defesa se habituem ao constante ruído de fundo e com o tempo deixem de ligar, mas também leva à desconcentração, pois estar a ouvir chamamentos de vários lados (GR, treinador, pais na bancada) confunde qualquer um, que pode levar a errar.

    Sem dúvida há gente que nasce com predisposição genética para determinadas tarefas. É importante que o seu filho goste do que faz. É ainda mais importante que o seu treinador de GR não exija demais dele. A especialização precoce, provada em vários estudos, leva ao abandono das modalidades. E não mais importante é conseguir manter a motivação do miúdo em alta. Há-de chegar um momento do crescimento em que ele se torna descoordenado, descoordenação essa que leva a erros técnicos e muitos destes erros tornam a capacidade de um GR se manter com vontade de treinar muito reduzida. Mas para isto é que servem os treinadores e, claro, os pais.

    Algumas fotos que vi do seu filho mostram já alguns promenores interessantes para a idade, no entanto, como já disse, só em jogo ou treino dará para uma melhor avaliação.

    Sendo eu natural de Leiria, a próxima vez que me seja possível irei de bom grado ver um jogo do seu filho.

    Abraço
    Eduardo Dinis

    ResponderEliminar
  3. bom dia Eduardo
    Muito obrigado pelo seu comentario.
    Ficarei á espera da sua visita.
    Um abraço
    HR

    ResponderEliminar
  4. Boas..eu estava a procura de uma imagem para um trabalho e deparo-me com uma imagem destas. Decide entrar e, como sou guarda-redes, nunca fiquei tão atento a um texto como este post...
    Eu quando fui para a minha primeira equipa de futebol foi quando tinha por volta dos 12 anos, eu fui para uma equipa de fut-sal jogar a frente. Mas não me dei bem com aquilo. Por isso ainda com 12 anos o meu primo que jogava , na altura, numa equipa de juvenis levou-me aos treinos, e eu jogava a central, (ia so aos treinos não jogava la) mas na escola nos intervalos ia para o campo jogar a bola e ia para a baliza. Aos 13 a jogar contra um colega meu ele perguntou-me se eu não queria ir jogar para uma equipa para central e eu fui. Mas também não me dei muito bem com aquilo. E foi numa sexta feira que fui jogar a bola com esse meu amigo para um campo de terra, e fui para a baliza e fiquei a gostar de ser guarda-redes de futebol 11, na altura seria guarda-redes de fut 11 e fute-sal, como agora.
    E na equipa onde o meu primo jogava(eu nunca saí de la até o meu primo ser sénior) eu comecei a ir para a baliza. e ai foi a minha primeira experiência de guarda-redes de fut 11.
    O meu primo era júnior e eu ainda iniciado e eu la a treinar.
    Mas descobri esta minha faceta tarde porque a época tinha terminado, mas eu andei a procura de alguém que me ajudasse a melhorar as minhas capacidades, e não consegui. Fiquei 8 messes sem jogar futebol 11. Até que a minha madrinha, delegada, penso eu, de uma equipa de fut-sal, convidou-me para ir jogar, mas eu recusei, pois o que queria mesmo era fut 11. Mais tarde o meu primo a jogar na equipa de seniores, e eu juvenil, disse-me que me ia levar aos treinos. E agora com 3, treinos(mais ou menos), estou a melhorar, mas continuo com o mesmo problema de sempre, o lado ESQUERDO.

    E vocês se leram esta história(pode-mos chamar isso) pensam. Porque é que o moço não vai jogar para uma equipa de onde seja convocado? E eu respondo: Eu quero melhorar, quero perder o medo ao lado esquerdo, porque não quero ir para uma equipa, com "medo"...e estou a aplicar-me pois vou entrar num torneio que quero jogar bem. Penso que lá vão estar alguns olheiros de alguns clubes.
    E quero agradecer ao meu primo por me ter levado para os 2 clubes onde num melhorei a minha forma física e no outro as minhas capacidades, e ao meu amigo pois ele mora longe de minha casa e não se importava de me treinar no campo perto de minha casa.
    ...:::Agora com 15 anos:::...

    ResponderEliminar
  5. Ola tenho 14 anos e nao jogo em nenhuma equipa de futebol( mas jogo numa de rugby para ganhar força e agilidade) mas gosto muito de ser guarda--redes na escola e sou o melhor guarda-redes da minha turma , gostava de vir a ser como o Rui Patricio ou outro qualquer vom guarda-redes, continuem quando for ao campo de futebol daqui ja vou treinar estes exercicios com os meu amigos

    ResponderEliminar
  6. boa tarde

    tou a treinar um miudo de 7 anos que começou agr uma carreira ainda amadora. eu como treinador é a minha primeira experiencia sou amador e tive uma curta esperiencia de guarda redes de futsal mas como bom filho da terra ajudu na equipa de escolinhas e infantis da terra.gostava se me podessem ajudar que me indica-se alguns exercicios para o miudo

    obrigado pela atençao abraços

    ResponderEliminar
  7. Caríssimo, se dispor de algum tempo para ler os posts deste blog vai encontrar vários exercícios de treino no entanto é preciso ter cuidado para utilizar exercícios adequados ao GR em questão.

    No seu caso, com um jovem de 7 anos, talvez seja adequado utilizar exercícios mais lúdicos de controlo de bola com mãos e pés, tentar algo mais generalista em termos de competências motoras. Nessa idade não é prioritário treinar situações tão específicas como quedas laterais ou saídas a cruzamentos por exemplo, no entanto as mesmas (tal como outras) deverão ser introduzidas gradualmente de uma forma diversificada. Faça com que o jovem se sinta confortável na baliza e adquira gosto pela posição.

    E lembre-se, o GR de 7 anos hoje pode ser um grande médio centro daqui a 4 ou 5 anos (e vice-versa).

    Boa sorte para essa nova aventura como treinador.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Marco Silva
    Ola eu sou treinador de gr de uma equipa de escolinhas e acompanho muito o vosso trabalho tenho usado alguns dos vossos exercicios e os meus 2 gr tem evoluido bastante desde ja quero deixar um agradecimentos por haver pessoas como voçes

    ResponderEliminar