quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Influência dos Pais no Processo de Treino de Jovens





O desporto é importante na vida da criança e do jovem. Mas, a qualidade da prática desportiva é mais importante do que a quantidade. O excesso de treinos em idades jovens nem sempre se torna benéfica. Quero com isto dizer que, não é o excesso de prática que prejudica os jovens, mas sim o acumular de cargas de treino (com aplicação desregulada) que podem levar à sobressolicitação e ao sobretreino.
É normal que os pais de um jovem, queiram acompanhar a sua vida desportiva e queiram também conhecer o contexto em que o seu filho está inserido em termos de formação desportiva. Partindo daqui denota-se claramente a influência dos pais no treino dos jovens.

Qualquer treinador dos escalões de formação deve aproveitar o acompanhamento dos pais no treino, sem nunca esquecer de impor limites. Refiro-me aos limites como influências negativas que poderão ser exercidas sobre o jovem (palavras, actos, gestos, etc). Quantos miúdos maravilha já se perderam por não aguentarem a pressão da modalidade, sobrecarregada pelo querer dos pais em que o seu filho seja o melhor?!?
No meu ponto de vista, os clubes, escolas de formação e outras instituições que se dediquem a este ponto do treino, deverão promover encontros entre pais e treinadores, onde estes exponham as regras de conduta, organização do grupo, horários, calendarização anual, mensal, semanal, mas sobretudo as áreas onde os pais podem e devem colaborar.

Conselhos para os pais:
· Explique ao seu filho que perder ou errar não significa fracasso. A derrota é uma consequência lógica de quem pratica desporto. Além disso, os erros permitem-nos reflectir acerca dos aspectos onde devemos melhorar;
· Refira-lhe que a vitória é um estado transitório, ou seja, se hoje ganhamos, é possível que amanhã percamos. Quer isto dizer, que deve ensinar o seu filho a ser humilde nas vitórias, respeitando os adversários.
· Diga-lhe convictamente que o Desporto não é uma guerra e que os adversários não são inimigos. As crianças tendem a encarar os jogos desportivos como uma “guerra de vida ou morte”, esquecendo-se frequentemente de se divertirem com o jogo. Diga-lhes que o mais importante é tirar partido dos benefícios que o jogo lhes dá. Não se canse de lhes dizer que o adversário não é um inimigo. O adversário é um elemento indispensável à competição, ou seja, sem adversário não há jogo, e é o jogo a maior motivação e fonte de prazer das crianças. Por isso, devemos sempre respeitar o adversário como um amigo.
· Diga ao seu filho que é possível ganhar e jogar com Fair-Play. Alguns estudos feitos com crianças demonstram que estas pensam que quem joga com Fair-Play quase sempre perde. Não tenha receio de lhe afirmar que é possível conciliar a vitória jogando com respeito pelos regulamentos, árbitros, adversários e público.
· Não se esqueça de lhe dizer que fazer desporto é uma opção saudável e um excelente complemento para os tempos livres, mas que o mais importante é estudar. Nem todos chegam ao futebol de topo para poder ganhar milhões.

Adaptado de

EFDeportes

Sem comentários:

Enviar um comentário