sábado, 16 de janeiro de 2010

Variabilidade no Treino



No processo de treino, seja em que modalidade for, a motivação é um factor preponderante para a melhoria da performance. Esta motivação pode ser externa ou interna. A motivação interna depende directamente do atleta (do guarda-redes neste caso) e pode ser 'optimizada' com várias estratégias, entre elas a definição de objectivos. No entanto, é a motivação externa que pode ser mais facilmente manipulada pelo treinador. Também aqui existem várias formas de aumentar a motivação externa mas hoje vamos falar só de uma, a variabilidade dos exercícios.

Muitos treinadores caiem no erro (ou no conformismo) de utilizar sempre os mesmos exercícios no processo de treino o que acaba por causar saturação por parte dos guarda-redes que a certa altura, deixam de ver o treino como um desafio. É certo que há exercícios muito bons que podiam ser utilizados em todas as sessões de treino mas o melhor exercício do mundo pode não provocar uma melhoria na qualidade do guarda-redes, se este não estiver motivado ao realizá-lo. Por causa disso, é importante que se vá inovando nas sessões de treino. Não estou a falar de inventar exercícios só por inventar, aliás, inventar exercícios novos é sempre bom mas é muito importante que ao fazê-lo, se pense bem em todas as componentes desse exercício para que não se treinem (ou destreinem) determinadas qualidades.

Muitas vezes basta adicionar uma condicionante ou definir um objectivo de performance diferente num determinado exercício para que se torne num NOVO desafio para os guarda-redes.

Outra forma de conseguir encontrar novos exercícios é ver o trabalho de outros profissionais e daí tirar novos exercícios para os seus guarda-redes, mas neste caso, tal como referi antes, é preciso ter muita atenção a todas as componentes (físicas, técnicas e tácticas) do exercício porque copiar só por copiar pode ter um mau efeito nos objectivos do treino, até porque ao ver um treino ou um exercício, nós não sabemos com que objectivo é que ele foi criado. Normalmente ver novos exercícios de outros treinadores pode servir simplesmente para inspirar o treinador a criar novos exercícios ou apenas variantes, adaptando-os sempre aos objectivos do treino dos seus guarda-redes.

5 comentários:

  1. Caro amigo, nem mais nem menos.

    Uma das razões pelas quais não coloco no meu blogue os exercícios que aplico nos treinos. Passa por e simplesmente por não ser utilizado fora do contexto para que está destinado.
    Muitos dos exercícios estão relacionados com o período (micro-ciclo, época, etc, etc...), com o atleta em causa, ou até mesmo com o adversário que teremos pela frente no(s) encontro(s) seguinte(s).
    Aproveito a oportunidade para vos desejar a maior sorte (e o menor número de golos sofridos) ficando aqui o registo de alguém que vos tem acompanhado e espera continuar a fazer. O vosso trabalho tem mencionado de uma forma explicita e simples as abrangentes deste belo trabalho.
    Um abraço da pérola do atlântico.
    Alexandre Correia

    ResponderEliminar
  2. Caro Alexandre, obrigado por acompanhares o nosso blog, fico contente por saber que tens apreciado o nosso trabalho e por favor, quero que te sintas à vontade para contradizer o que quer que seja dito neste blog, caso haja alguma discordância entre os nossos pontos de vista (essa é também uma forma de evoluirmos como treinadores). Tanto eu e como o Eduardo estamos sempre abertos a uma boa discussão.

    Relativamente ao que disseste sobre publicar os teus exercícios no blog, é interessante teres referido isso pois esse tem sido um dos dilemas que eu e o Eduardo temos enfrentado, publicar exercícios no blog, sim ou não? O nosso medo é precisamente esse, um treinador menos cuidado pode cair na tentação de aplicar o exercício não tendo em conta o seu contexto. Acho que qualquer blog, site ou outra fonte de informação, quando decide dar exemplos de exercícios, tem de ter muito cuidado a explicar todos os objectivos desse exercício para que dessa forma, outra pessoa interessada possa até adaptá-lo à sua realidade.

    Publicar sessões de treino está completamente fora de questão por isso mesmo. Como disseste, todos os exercícios devem ter em conta em que parte do microciclo se encontram e até mesmo em que parte da sessão são aplicados.

    Os melhores cumprimentos e vai intervindo sempre que achares necessário!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. eu concordo com a variabilidade do treino e dos exercicios, no entanto não me choca a reptição de alguns.
    não nos podemos esquecer que é no acto continuado repetido que se ganha mecanismo.
    Temos de ter no treino um objectivo, é obvio que podemos e devemos criar exercicios diferentes , e que obriguem movimentos e tecnicas iguas, para , obrigar a ganhar o mecanismo.
    não basta mudar por mudar, não devemos misturar objectivos de cada terino, nem podemos querer treinar tudo num só dia.

    exercicios JA TENHO ALGUNS NO YOUTUBE, mas tambem confesso que não morro de amores por publica-los, alguns disponibilizei mesmo para se ver o porque não se deve fazer exercicios fora de contexto.
    no entanto lanço um tema á discussão.
    Não seria proveitoso divulgar algusn exercicios basicos mas actuais para o guarda redes no futebol moderno? paço a explicar.
    a maioria dos guarda redes são amadores, e de formação fora dos grandes clubes,é certo que irão ser treinados de forma + competente nesses clubes (em teoria plo menos), mas a grande maioria será treinada, por curiosos e amadores, e pq não disponibilizar alguns exercicios para que esses amadores e pseudo treinadores guarda redes possam executar pois, copy paste, vai existir sempre ou dos nossos exercicios ou pior de exercicios que fizeram ou viram fazer á 10 anos á 20 anos etc etc.
    Dai eu e é ja publico ir fazer um Dvd de 50 exercicios simples e básicos da formação a senior mas já mais enquandrados com a realidade actual. pois se ans bases e nos pequenos clubes não se tarbalhar melhor os g redes continuaremos a não ter grandes guarda redes, afinal todos os guarda redes acabam por sair de pequenos clubes, qual é o G redes que começa num grande como infantil e acabala lá como senior?
    Se evoluirmos os nossos guarda amadores , automáticamente estamos a evoluir os profissionais.
    pensem nisso

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vez um comentario ao vosso trabalho neste Blog. (Muito Bom).
    Gostaria de Responder ao comentario do Sr Mar1oF ;("eu concordo com a variabilidade do treino e dos exercicios, no entanto não me choca a reptição de alguns.
    não nos podemos esquecer que é no acto continuado repetido que se ganha mecanismo.")
    . Atenção, a repetição deve incidir no gesto tecnico ou tactico, não no exercicio em si! ainda para responder à sua questão da publicação dos exercicios, não concordo de todo, somente por um motivo, ao publicar o exercicio que criou para um grupo de individuos estará a apresentar a quem o utilizar quiça algo desajustado a um qulquer outro grupo de individuos . Defendo que, cada tecnico deverá criar à sua imagem e dos seus atletas os exercicios que mais se adequam aos mesmos. ""De lhes uma cana e ensine-os a pescar, não lhes de o peixe"" De resto bem hajam a todos.
    ASS Carlos Almeida Tg SC Lourel

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos.

    Muito se tem dito do Treino de Guarda-Redes, que será sempre o 1º jogador a atacar e o 1º a defender, embora a maioria dos treinadores não veja esta questão por este prisma.

    Variar o treino, manter bom clima no treino e muita qualidade no treino é meio caminho para o sucesso do Guarda-Redes.

    Bons treinos a todos

    Recomendo um site excelente para treinadores que poderia estar na lista dos links deste excelente blog. o site é:
    www.coach-helper.com

    acreditem que vale a pena e já utilizo o software deste site e não quero outra coisa.

    Saudações
    Marco Esteves

    ResponderEliminar