quinta-feira, 27 de maio de 2010

Exercício de Velocidade de Reacção II



O guarda-redes posiciona-se de frente para o treinador com as mãos atrás das costas. É-lhe dada a indicação que só se pode mexer quando a bola sair das mãos do treinador e quando isso acontecer, ele deve apanhar a bola com as duas mãos.

Alguns pontos importantes:

► O treinador deve mandar a bola com as mãos porque se o fizer com um remate, o guarda-redes consegue antecipar a acção com mais facilidade perdendo-se o efeito surpresa.
► A razão pela qual eu peço aos guarda-redes para apanharem a bola com as mãos (em vez de encaixarem a bola) é que desta forma eles precisam de ser mais rápidos no seu movimento ao mesmo tempo que trabalham as pegas, no entanto, dependendo do objectivo, podem-se usar muitas outras variantes.
► É preciso ter em atenção a velocidade de reacção actual do guarda-redes. Devemos primeiro lançar bolas mais devagar para ter a certeza que o guarda-redes é suficientemente rápido para conseguir reagir, evitando alguns acidentes.

(Não coloquei a distância que o treinador deve estar do guarda-redes porque vai depender dos próprios, no entanto podem fazer algumas tentativas no início com o intuito de explicar o exercício, de forma a descobrir a distância ideal para que o exercício tenha o maior efeito possível.)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Exercício Velocidade de Reacção


Dois guarda-redes encontram-se de costas e de pernas afastadas. Os dois lançam a sua bola por baixo das pernas, simultaneamente. O objectivo de cada guarda-redes é bloquear a sua bola, ou a bola do colega, consoante a variante, antes que esta chega à linha entre os cones.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Melhor Guarda-Redes em Portugal (2009/2010)


Começámos uma sondagem neste blog há uns meses atrás, que terminou apenas no último dia de competição da Liga Sagres, onde tentámos apurar qual o melhor guarda-redes a jogar em Portugal na época 2009/2010.

Nas opções estavam todos os guarda-redes considerados titulares dos 16 clubes da Liga Sagres e mais uma que comportava a opção 'outro'.

Os resultados foram os seguintes:

1º - Quim (S.L. Benfica) - 34%
2º - Helton (F.C. Porto) - 17%
3º - Rui Patrício (Sporting C.P.) - 13%
4º - Eduardo (S.C. Braga) - 9%
5º - Peiser (A. Naval 1º de Maio) - 4%
5º - Outro - 4%
7º - Hugo Ventura (S.C. Olhanense) - 3%
8º - Djuricic (U.D. Leiria) - 2%
9º - Peçanha (C.S. Marítimo) - 1%
9º - Bracalli (C.D. Nacional) - 1%
9º - Nilson (Vitória S.C.) - 1%
12º - Carlos (Rio Ave F.C.) - 0%
12º - Rui Nereu (A. Académca C. - O.A.F.) - 0%
12º - Mário Felgueiras (Vitória F.C.) - 0%
12º - Nélson (C.F. "Os Belenenses") - 0%
16º - Cássio (F.C. Paços de Ferreira) - 0%
16º - Diego (Leixões S.C.) - 0%

Claro que esta sondagem vale o que vale, no entanto, sendo este blog dedicado aqueles que estão interessados no treino de guarda-redes, creio que as votações foram feitas por pessoas que compreendem esta posição e como tal têm um sentido crítico mais apurado.

(A diferença entre os 12º e os 16º foi de apenas 1 voto)

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Exercício de Coordenação V

Quando se fala de exercícios de coordenação, é imperativo falar da escada de agilidade pois é um meio simples e eficaz de trabalhar a coordenação a vários níveis, principalmente dos membros inferiores.

Desta forma, não vou descrever exercícios possíveis na escada de agilidade pois é complicado explicar e ainda mais complicado perceber uma descrição por escrito. Desta forma, optei por colocar aqui um vídeo com uma boa selecção de exercícios dos quais se podem tirar algumas ideias.

É importante perceber que parte dos executantes que aparecem no vídeo estão a cometer vários erros, principalmente no que diz respeito à utilização dos membros superiores que não acompanham o movimentos dos membros inferiores. Todos os exercícios na escada de agilidade devem ser feitos mantendo o máximo equilíbrio possível.