quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cobertura dos Ângulos de Remate




Compreender os ângulos de remate à baliza por parte do guarda-redes é bastante importante para que estes se posicionem sempre em locais vantajosos de forma a defenderem ou atacarem a bola de uma forma mais económica.

Em termos tácticos, seja em que sistema for, o guarda-redes é sempre o último homem da defesa e está constantemente o ponto central da sua defesa. Ele deve sempre seguir o movimento da sua defesa, em função da bola, sendo um membro activo e em constante movimento. Também é importante que se mantenha sempre à frente da linha de golo, pois desta forma o seu raio de acção cobre uma maior área de baliza. Este ponto aplica-se tanto a guarda-redes altos como baixos, pois o princípio é o mesmo.

Em todos os momentos da fase ofensiva da equipa adversária, o guarda-redes deve estar de frente para a bola, ou seja, o seu corpo deve estar perpendicular com a bola para que esteja sempre pronto a defender um eventual remate para qualquer um dos lados.

Em situações de 1 x 1 (atacante vs guarda-redes), este último deve sair da sua baliza para fechar o ângulo de remate de uma forma rápida mas equilibrada. No entanto, deve ter em conta a distância do atacante da baliza. Uma saída da baliza demasiado cedo pode ter resultados negativos neste tipo de situações. Enquanto o atacante se aproxima da baliza, o guarda-redes deve sempre estar atento às suas acções e procurar o momento em que este adianta em demasia a bola e quando isso acontecer, sair o mais rápido possível da baliza com um único objectivo: agarrar a bola! Se tal não acontecer, é importante que o guarda-redes mantenha a sua posição até o atacante entrar na área, neste momento, o guarda-redes deve sair-se o mais rápido possível até estar a cerca de 4 metros do atacante sendo que neste momento deve abrandar e evitar a todo o custo cair no chão porque assim que o guarda-redes cai, o avançado fica com mais opções de remate e drible, tornando-se mais fácil e seguro fazer o golo. Ao manter-se na sua posição base fundamental, o guarda-redes obriga o atacante a tomar uma decisão, algo que em situações de grande pressão como são os casos de um avançado de frente a frente com o guarda-redes, pode significar uma má decisão ou uma má execução.

Acima referimos alguns exemplos de situação de 1 x 1 e como é óbvio, não se aplicam a todas as situações. Se quisermos ser mais minuciosos, então é preciso ter em conta factores como as condições climatéricas, estado do terreno, velocidade do atacante, velocidade do guarda-redes, posicionamento da defesa, etc. mas há duas regras que se devem aplicar sempre:

► Nunca se deve hesitar! Assim que o guarda-redes decide sair para ganhar uma bola, já não há volta a dar. A hesitação pode deixar o guarda-redes a meio caminho e dessa forma, facilitar de sobremaneira a acção do atacante.

► Sempre que o guarda-redes cair para defender uma bola, deve cair para a frente, nunca para trás. Cair para a frente fecha mais rapidamente e de forma mais eficaz o ângulo de remate e mesmo que o guarda-redes não agarre a bola, é menos provável que esta se dirija na direcção da baliza.

Queremos ainda referir que a questão dos ângulos de remate não se resumem a situações de 1 x 1 porque com a defesa organizada e a outra equipa a utilizar um ataque posicional, também é preciso ter esta preocupação porque a qualquer momento pode surgir um remate e o guarda-redes tem de estar em todos os momentos pronto para defender a bola, isto significa que deve estar constantemente a reduzir o ângulo de remate ao máximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário