quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Socar a Bola



A decisão de socar a bola deve ser tomada apenas como último recurso pois é sempre preferível o guarda-redes agarrar a bola dado que é uma forma eficaz de a equipa recuperar a posse da mesma, no entanto, há situações em que é bastante arriscado tentar agarrar a bola, principalmente quando a bola vem com muita força ou em cruzamentos para locais onde estão vários jogadores adversários e é nessas situações (entre outras) que o guarda-redes deve socar a bola.

Primeiro vamos falar de como se devem ter as mãos ao socar a bola. O punho deve estar obviamente fechado mas os polegares devem estar sempre ao lado do dedo indicador e nunca dentro dos restantes dedos. Uma boa forma de saber se o polegar está bem colocado, é socar o chão. Se ao fazê-lo, sentir alguma dor é porque a posição dos dedos está errada. É importante que a base do punho com a qual se vai socar a bola seja uma superfície o mais plana possível de modo a controlar melhor o local para onde a bola irá depois de a socar.

O ideal será sempre socar a bola com os dois punhos pois estaremos a utilizar uma cadeia cinética com um maior número de músculos e assim a bola irá (se a técnica for bem utilizada) obviamente mais longe sendo esse o objectivo ao socar uma bola. Outra vantagem de socar a bola com os dois punhos é que a superfície de contacto com a bola é maior e assim há menos probabilidades de falhar a bola.

Mas existem situações em que não é possível usar os dois punhos sendo que socar a bola com uma mão é a única solução. Isto acontece muito em cruzamentos para a área com a bola muito puxada para fora do alcance do guarda-redes. Nestas situações há que ter em atenção um aspecto importante. Quanto mais se puxar o braço atrás para depois socar a bola, mais longe esta irá depois do contacto mas também será maior a probabilidade de falhar a bola e deixá-la à mercê do atacante. Por causa disto, é de extrema importância treinar muito estas situações.

Ao treinar situações em que os guarda-redes devem socar a bola, deve-se dar primazia à técnica e depois, quando a técnica estiver dominada, insistir na força / impulso da acção de modo a conseguir socar a bola de forma a que esta vá o mais longe possível.

Os cruzamentos são provavelmente a acção mais difícil para o guarda-redes pois dependem de inúmeros factores e eles têm de fazer inúmeros ‘cálculos’ mentais para tentar saber a trajectória da bola, altura da bola, onde deve saltar, quantos adversários tem à sua volta, se dá para agarrar ou não, se dá para socar com dois punhos ou só com um, etc. Isto é ainda mais importante no futebol moderno onde os esquemas tácticos assumem uma importância vital nos jogos onde vemos cada vez mais golos originados através de cantos ou livres laterais.

Sem comentários:

Enviar um comentário