quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Trabalho de Pés



O trabalho de pés é considerado um aspecto básico no treino de guarda-redes e por básico não quero dizer simples, quero dizer que é um aspecto que deve servir de base a todas as acções técnicas do guarda-redes sendo que é uma área de extrema importância no treino. O trabalho de pés serve para o guarda-redes se movimentar de uma forma rápida, segura e eficiente de forma a conseguir o melhor posicionamento, o mais rápido possível para poder aumentar as suas hipóteses de defender a bola, e é também importante para as estiradas de forma a optimizar a impulsão e, assim, fazer com que o guarda-redes chegue mais longe.

O trabalho de pés também é importante para que se mantenha sempre o corpo em equilíbrio. São de evitar quaisquer situações em que um guarda-redes seja apanhado em ‘contra-pé’ pois limita à partida as possibilidades de defesa. Através de uma boa eficiência a nível das deslocações, o guarda-redes consegue manter o seu equilíbrio e assim estar melhor preparado para defender uma bola, seja em que circunstância for.

Nos deslocamentos do guarda-redes, em acção defensiva, deve ser feito através de passos curtos, rápidos e fluidos. Devem ser curtos de modo a que o equilíbrio seja mantido, quanto mais longo for o passo, mais tempo o guarda-redes leva a recuperar a posição base fundamental, logo, mais tempo ele demora a estar pronto a defender uma bola. Devem ser rápidos para que o seu posicionamento óptimo seja conseguido o mais depressa possível e também porque, uma acção atempada ajuda a que o guarda-redes esteja mais concentrado no jogo para além de que os movimentos curtos e rápidos ajudam o músculo a estar mais apto a um gesto mais explosivo (como uma estirada por exemplo) através da somação de estímulos nervosos. Aqui, a palavra fluido significa que os passos sejam feitos rente ao solo, pois quanto mais próximos os pés estiverem do solo, obviamente que mais rápida será a reacção do guarda-redes a uma acção inesperada do adversário.
Também é muito importante que os deslocamentos do guarda-redes sejam feitos com uma ligeira flexão dorsal do pé, isto quer dizer que o guarda-redes deve estar apoiado mais nos dedos dos pés e não nos calcanhares, isto para que esteja mais pronto a mudar de direcção (também os velocistas correm em bicos dos pés para conseguir uma maior aceleração e consequente velocidade máxima).
Nos movimentos laterais, não se deve cruzar as pernas, excepto quando se tem de fazer um grande deslocamento num curto espaço de tempo (digamos ir de um poste ao outro para defender um remate que foi feito). Em todas as outras situações, é de evitar cruzar as pernas porque para além de o guarda-redes correr o risco de tropeçar nele próprio, também está a rodar ligeiramente o tronco de forma a não ficar perpendicular com a bola e faz com que perca o equilíbrio e velocidade de reacção.

Os guarda-redes devem ter em mente que um bom guarda-redes não é aquele que faz voos espectaculares onde defende bolas quase impossíveis mas sim aquele que não precisa sequer de se atirar para o lado para defender pois consegues estar no local exacto através de um bom posicionamento (que deriva de um bom trabalho de pés). Claro que nenhum guarda-redes consegue evitar sempre uma estirada para defender uma bola só através de um bom posicionamento, também por mérito dos atacantes adversários, mas pode sempre evitar muitas quedas.

Sem comentários:

Enviar um comentário