segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Leitura do Jogo





Embora já tenha conseguido colocar a jogar os guarda-redes fora da área, noto que as suas leituras do jogo ainda não são as mais correctas. Após ter reflectido sobre o assunto, encontro alguns factos que podem ter ou estão a influenciar negativamente este aspecto.


O primeiro, muito derivado à necessidade dos resultados desportivos rápidos, incorri no erro de lhes dar estímulos auditivos nos momentos chave em que deviam atacar a bola etc. Com o tempo fui retirando o estímulo e a capacidade de saber o quando ter que actuar demorou a ser assimilada.


Os microciclos são organizados sempre com recriações de situações de jogo devidamente condicionadas. Neste aspecto eles mostram-se competentes nas suas acções. O maior problema prende-se com os jogos com a restante equipa. Como o clube tem muitas equipas e apenas 1 campo para treinar, a maioria das equipas treinam apenas em meio campo. Em meio campo o jogo torna-se mais compacto, temos por vezes a linha defensiva a jogar em cima da pequena área, não existem bolas nas costas da defesa, nem existem situações de 1x0+GR, etc. Este será o principal retardador da capacidade de ler o jogo por parte dos meus guarda-redes?

Aguardo opiniões e/ou propostas
Abraço e bons treinos

1 comentário:

  1. Penso que o sucesso neste tipo de lances está muito relacionado com a capacidade e postura antecipativa ou pro-activa do gr. Quando digo antecipativo não me refiro a tentar "adivinhar" aquilo que vai acontecer, mas sim ao gr conseguir perceber tudo aquilo que pode acontecer a partir de uma dada situação. Apesar de o nosso país ser de uma cultura de gr reactivos (que só reconhece a situação depois dela acontecer), ser antecipativo traz uma eficiência muito maior nestes lances porque permite "saltar" o reconhcimento da "jogada" e pensar logo na tomada de decisão, ou em casos de gr exprimentados neste tipo de postura e com grande leitura espacial do jogo "saltar" inclusivamente a tomada de decisão e passar logo à acção em si (refiro-me a gr que tenham a capacidade de, pro-activamente, fazer raciocínios do tipo: " se a bola for jogada para o espaço X, eu consigo chegar primeiro e então saio da baliza; se a bola entrar no espaço Y, o adversário chega primeiro e eu preparo-me para um duelo 1x1").
    E claro que tudo isto exige grandes capacidades ao nível do conhecimento do jogo, capacidades mentais de raciocínio abstracto e concentração e uma postura mental que seja transversal a todas as situações de jogo e treino em que o gr participe, mas existem exercícios de treino que estimulam este tipo de postura.
    Por exemplo: o treinador de gr coloca-se com uma bola a 30/35 metros da baliza; um gr coloca-se perto do treinador de gr; o gr que está na baliza coloca-se na zona do penalti; a partir deste cenário inicial o treinador de gr pode decidir fazer duas coisas distintas: ou passa a bola para o espaço para o gr da baliza se antecipar ao outro gr (quando o treinador faz o passe o gr que esta ao seu lado corre em direcção á bola), caso ache ser possível antecipar-se, caso contrário prepara-se para um duelo 1x1; ou então o treinador de gr tenta fazer um "chapéu" ao gr que esta na baliza, obrigando-o a recuar para defender a bola.
    Este exercício é uma variante de exercícios que tem exactamente como objectivo fazer com que o gr consiga mentalmente predispor-se para vários cenários de jogo possíveis a partir de uma dada situação, exercitando assim,entre outras coisas, a sua capacidade de "leitura antecipativa".

    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar