segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Circuito de Aquecimento (Acção de Formação no Quénia) com Marek Dragosz





Pessoalmente, gosto destes vídeos por duas razões. Primeiro, porque nos remete para a simplicidade da imperfeição que caracteriza o trabalho da maioria dos treinadores de guarda-redes, quer em termos de recursos, quer em termos da própria qualidade dos guarda-redes; segundo porque são exercícios de uma eficiência e transfer muito grande para aquilo que é a função do guarda-redes em campo (e que poderá ser adaptado a muitas outras formas de treino, dependendo apenas da criatividade do treinador). 

Apesar da má qualidade do vídeo (e de alguns executantes), com alguma atenção conseguimos definir os padrões dos exercícios mas como é natural, são exercícios que não são facilmente aplicáveis pois são precisos muitos guarda-redes (excepção nos casos em que se treinam guarda-redes de vários escalões ou escolas de guarda-redes) mas a ideia que quero deixar com estes exemplos é mostrar que não há mal nenhum em quebrar com o convencionalismo do aquecimento dos guarda-redes, desde que seja para algo lógico e eficiente.

Marek Dragosz é um treinador especialista em treino de guarda-redes que tem no seu currículo várias participações em conferências e seminários em vários países. Trabalhou já em vários clubes, tanto como treinador principal como treinador de guarda-redes e já fez vários estágios em alguns clubes da Europa, incluindo o F.C. Porto. Está também ligado a escolas de treino de guarda-redes na Polónia, Camarões, Gambia e Quénia.

Sem comentários:

Enviar um comentário