segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Defesa de Remates (Pescara) com Massimo Marini




Este vídeo tem vários pontos de interesse, desde o uso do Winshot (conhecido em Itália como sparapalloni) até ao uso dos bonecos para fazer oposição à ação do guarda-redes. 

O primeiro ponto de discussão tem a ver com a máquina Winshot. Aquilo parece-me ser bastante precisa na precisão com que atira a bola o que pode trazer vantagens e desvantagens no treino. Se estivermos a fazer um treino mais físico, obrigando o guarda-redes a ter deslocamentos de grande amplitude, parece-me um aparelho bastante válido uma vez que potencia todas as repetições do exercício, obrigando sempre o guarda-redes a testar os seus limites. Mas isso trás uma limitação no que diz respeito aos treinos que tenham uma maior componente de tomada de decisão porque com a bola a definir sempre a mesma trajetória, o guarda-redes não precisa de se preocupar com a decisão pois todas as repetições acabam por ser mecanizadas. Mas uma vez que nunca usei o aparelho (nem nunca vi usar ao vivo), não sei até que ponto a sua trajetória é assim tão precisa quanto isso.

Quanto aos bonecos de oposição (usados nos primeiros exercícios do vídeo), parecem-me muito interessantes e úteis para treinar a coragem do guarda-redes. A oposição é sempre uma constante em quase todas as ações dos guarda-redes durante o jogo e defender um remate sem ninguém por perto ou com um jogador (seja defesa ou adversário) é completamente diferente. Como tal, ter isso em conta nos treinos é muito vantajoso para os guarda-redes.

Massimo Marini é um antigo treinador de guarda-redes do Pescara e do Hellas Verona. Podem consultar vários vídeos dele no youtube, grande parte deles com o uso do aparelho Winshot.


Sem comentários:

Enviar um comentário