segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Trabalho de Pés e Equilíbrio (Selecção Francesa) com Franck Raviot





Os exercícios expostos são exercícios comuns, principalmente de aquecimento, mas o facto de serem guarda-redes profissionais, permite-nos ver pormenores que muitas vezes deixamos passar em claro no treino dos nossos guarda-redes, tais como o trabalho de pés e o constante enquadramento que os guarda-redes mantêm com a bola.

Se olharem com atenção, é impressionante a velocidade com que os guarda-redes se movimentam na baliza durante os exercícios (ver os pés) e a velocidade com que recuperam de uma acção para se colocarem logo na posição base para defender uma nova bola. É portanto de vital importância insistir com a rapidez com que os guarda-redes recuperam das suas acções (exercícios com mais de um remate, ressaltos, recargas, etc.) e também a qualidade com que essas recuperações são feitas, uma vez que o guarda-redes deve sempre estar de frente para o jogo (nunca virar as costas para o campo) para optimizar a velocidade de reacção.

Mais do que usar como exemplo estes exercícios, vale a pena ver o vídeo para fazer uma análise (subjectiva que seja) biomecânica das acções dos guarda-redes pois não se encontram exemplos muito melhores que estes.
 
Franck Raviot teve uma carreira como guarda-redes com mais de 15 anos, tendo como clube de referência na sua carreira o Lens. Como treinador de guarda-redes, chegou à selecção francesa em 2010, onde permanece actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário