quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jogar fora da baliza



Perceber onde o guarda-redes deve estar durante a competição é de extrema importância. O guarda-redes não deve ser considerado um elemento isolado, mesmo que o seu treino seja diferente do resto da equipa. Este tem o seu papel durante o processo de ataque e defesa da equipa. Iremos mostrar a nossa ideia sobre o desempenho do guarda-redes durante ambos os processos.

A MECÂNICA DO ATAQUE E DA DEFESA

Perceber a natureza do processo de ataque e defesa da equipa, apresenta contornos fulcrais para o posicionamento do guarda-redes na sua grande área, ou fora dela. Há que perceber os momentos ideais de subir no terreno e, por conseguinte recuar até à linha de golo. Através destas acções o guarda-redes actua como um libero, ou seja, a posição que este assume proporcionará linhas de passe na saída para o ataque, mas também quando a linha defensiva se apresenta sobre pressão dos adversários.

SEGUIR O SENTIDO DE JOGO

Como já referimos em semanas anteriores, o guarda-redes de tipo A (antecipação) é aquele que acompanha constantemente o sentido de jogo dos seus colegas de equipa. Assim quando a equipa ataca a baliza adversária, o guarda-redes deve também avançar no terreno, proporcionando à equipa uma linha de passe adicional, mas também o posicionamento certo para evitar possíveis lançamentos de contra ataque do adversário.
Há que ter em atenção que o guarda-redes nunca deverá estar posicionado directamente atrás do último elemento da linha defensiva. O seu posicionamento deve ser sempre um pouco lateralizado, consoante o corredor lateral ou central onde a bola se encontre.

A presença de um guarda-redes tipo A, beneficia qualquer equipa. O treinador de guarda-redes deve promover a aprendizagem de várias acções técnicas e tácticas. Deve-se promover os exercícios de passe, recepções com várias partes do corpo, saídas de cabeça (em situações de bolas altas fora da área) e sobretudo as diferentes formas de reposição de bola. Basicamente o guarda-redes é o primeiro atacante e o último defesa. É o último a defender e o primeiro a lançar ataques.

2 comentários:

  1. Boa tarde
    Tenho um filho tambem ele g-r, claro! ele e sem duvida é um g-r tipo a, mas será normal se-lo aos 6 anos de idade???
    Obrigado pelo tempo dispendido
    Nota:pode visitar o blog HUGOCOSTADAVID.BLOGSPOT.COM

    ResponderEliminar
  2. Nestas idades não sei se já se poderá afirmar com certezas que tipo de guarda-redes se é, até porque aos 6 anos ainda não se joga futebol de competição e as formas jogadas mais comuns são (ou devem ser) no máximo GR + 3 x 3 + GR. No entanto ainda lhe esperam grandes transições, principalmente quando passar a jogar futebol 7 e depois para o futebol 11 (escolas e infantis ou iniciados respectivamente) devido ao aumento do nº de jogadores, do espaço e das balizas.

    Desta forma, penso que o guarda-redes pode mudar bastante a sua forma de jogar ao longo da sua carreira, muitas vezes influenciados pelos respectivos treinadores de guarda-redes (ou falta deles).

    Mas o facto de um GR, desde muito cedo, conseguir ler o jogo e antecipar acções ofensivas dos adversários é uma grande vantagem. Ressalvo só o facto de nestas idades ser aconselhável promover também o jogo fora da baliza para desenvolver o jogo de pés que é de extrema importância no futebol moderno.

    Espero ter respondido à questão, qualquer dúvida, não hesite em perguntar que eu ou o meu colega Eduardo tentaremos responder.

    ResponderEliminar