quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Posicionamento / Comando da Área



A prática na defesa de remates é fundamental no desenvolvimento de qualquer guarda-redes. O remate de vários ângulos, direcções e contextos, deve ser enfatizado no processo de treino. O guarda-redes jovem necessita de um processo de treino que promova a adaptação. A prática da defesa de remates reforça a estimulação da orientação espacial do guarda-redes, conseguindo este adaptar-se às várias situações em que ocorre o remate.

CANTOS
É neste tipo de lances que uma equipa pode virar o resultado de um jogo. É por isto que um guarda-redes deve ter um bom comando sobre os seus colegas da defesa. Posicionar correctamente os colegas ajuda em muito o trabalho de defender a baliza.
Outro ponto fulcral é o posicionamento do guarda-redes em situações de cruzamento de bolas. Para isto, a colocação de jogadores (laterais) junto aos postes, possibilita uma maior liberdade ao guarda-redes para atacar a bola, ou seja, não o acréscimo de preocupação na cobertura dos ângulos cobertos pelos jogadores junto aos postes.
Os guarda-redes devem lembrar-se que estando totalmente paralelos à linha de golo não beneficiam dessa posição para os deslocamentos de ataque à bola. Devem estar então, um pouco na diagonal com a linha de golo (entre 30º e 45º)


LINHA DE GOLO E PEQUENA ÁREA
Estando posicionado um pouco mais à frente da linha de golo, permite ao guarda-redes atacar a bola mais eficazmente. Com o corpo no ângulo anteriormente descrito, permitirá manter os olhos na bola, o que aliado a ter sempre um raio de visão aberto e desimpedido e os ângulos todos cobertos, facilita a permanência da baliza inviolável.
Em situações de cantos, quando a bola é cruzado para próximo da barra, o ideal é tocar a bola para cima desta. Nestes casos a velocidade de reacção complexa assume especial papel.
Após a bola ser cortada, o guarda-redes deve motivar os colegas a saírem da grande área para tentar novo ataque e evitar nova tentativa de ataque adversário.


GRANDE ÁREA
De forma semelhante ao que foi descrito em cima, a grande área deve ser defendida de forma semelhante.

LIVRES
Nos livres directos os guarda-redes põe em prática todas as suas habilidades. Posicionamento, trabalho de pés e comunicação são os componentes chave de uma situação de livre directo.
1º o guarda-redes deve posicionar os colegas para tentar travar o ataque ou remate. Aqui a comunicação é fundamental.

Quantos elementos na barreira?
Livre directo ou indirecto?
O posicionamento está correcto?


Deixamos as respostas às perguntas para os treinadores e guarda-redes, pois cada um tem a sua forma de pensar o processo de treino, assim como cada guarda-redes tem a sua forma de ver o jogo ou lance.

Sem comentários:

Enviar um comentário