quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Visualização e comunicação


Durante 90 minutos de actividade, a mente de um guarda-redes está constantemente a criar novos cenários. Por vezes, a falta de actividade durante um jogo leva o guarda-redes a perder-se, muitas vezes com “a cabeça na lua”, o que poderá resultar em golo. É por isto que os guarda-redes têm de ser fortes mentalmente.
Um guarda-redes que não está mentalmente preparado, pode deitar por terra todo o treino físico que teve. É necessário que o guarda-redes esteja atento e concentrado durante os 90minutos de jogo, bem como durante o treino específico.

Dever do treinador e dos jogadores de campo… Pensamento Positivo

Pensamentos negativos e culpar o companheiro em algum tipo de lance, provocará resultados negativos dentro de campo. O guarda-redes é o único com uma visão ampla sobre o jogo, no entanto os seus erros são muitas vezes, ou quase sempre exagerados.
O espírito de grupo é fundamental, mas não tanto como o feedback positivo durante os treinos. Para um guarda-redes, é frustrante ouvir o seu treinador acusá-lo de errar, mas nada pior que essa acusação seja feita à frente de toda a equipa. As correcções devem ser feitas de forma moderada, dentro do grupo de treino em que os guarda-redes estejam inseridos, caso contrário estes poderão perder a credibilidade e a confiança por parte dos colegas de campo.
Qualquer um que aja de modo ofensivo para com os colegas ou não apoie o seu guarda-redes, deve ser reprimido em privado.
Nós, como treinadores, devemos compreender que criar maus hábitos e/ou conotações negativas é o princípio para o desmoronamento de uma equipa. Então, criar disciplina para o sucesso da equipa.


Técnicas para pensamento positivo e visualização
No caso do treino de jovens guarda-redes, não deveremos dizer “não” ou “fizeste isto mal”, em algum tipo de exercício ou jogo. O reforço positivo é fundamental, tal como “Excelente, vamos tentar fazer ainda melhor”
A palavra “não” traz consigo uma atitude negativa, que pode levar o guarda-redes a pensar que não consegue realizar um exercício correctamente.

Diário de treino e sugestões mentais
O diário de treino é uma boa forma de o guarda-redes tirar notas baseando-se em como se sentiu no treino (fadiga, ambiente positivo, forte, etc). Um diário poderá ser útil para apontar as actividades diárias, nutrição e até aspectos do jogo que um treinador poderá deixar passar. Neste diário de treino devem também ser incluídos vários objectivos, para os quais o guarda-redes trabalhará de forma a os atingir.
Deve-se criar um conjunto de palavras positivas para se ir lembrando durante os treinos e jogos, visando reforçar positivamente o ambiente de treino e sobretudo combater a possível frustração.
As sugestões mentais são importantes sobretudo para os jogos. Estas podem ser uma palavra, um som, um movimento, que leve o subconsciente a retornar a uma imagem positiva.
Através destas sugestões mentais, o guarda-redes poderá antecipar de forma favorável diversos lances do jogo, obtendo dessa forma vantagem sobre o adversário.

Comunicação
O guarda-redes deve expressar-se de forma audível e concisa durante os jogos, para que os seus colegas de campo o compreendam. Defender uma baliza requer um bom comando dos companheiros da defesa e a capacidade de comunicar a sua percepção do jogo.

A comunicação assume um papel fundamental nas seguintes situações:


- Cantos
- Livres
- Pontapés de baliza
- Posicionamento dos companheiros dentro da grande área.


Como é óbvio a lista não fica por aqui. Deixamos a cada treinador, através da sua percepção do treino e jogo, a conclusão desta lista.

Sem comentários:

Enviar um comentário