terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Feedback II




A importância de um treinador de guarda-redes numa equipa vai muito para além do treino específico e dos exercícios em si. Muito daquilo que nós nos temos vindo a aperceber é que mais importante que bons exercícios, são bons feedbacks. Nós vemos com frequência o trabalho de outros treinadores de guarda-redes que usam bons exercícios mas que não corrigem os guarda-redes e esses bons exercícios acabam por servir para o guarda-redes treinar os erros e não evoluir como seria de se esperar.

Já falámos anteriormente sobre feedbacks e não nos vamos repetir neste post, onde vamos abordar este tema sobre outras perspectivas.

Primeiro é preciso falar sobre um aspecto psicológico do treino muito importante e que pouca gente tem conhecimento. A mente humana, ou digamos, o nosso subconsciente não reconhece a palavra ‘não’ e se, por exemplo, dissermos a um guarda-redes para “não cair com os cotovelos”, o que a sua mente vai perceber é “cair com os cotovelos” e é isso mesmo que vai acontecer. Ouvi do Prof. Dr. Sidónio Serpa a melhor forma de exemplificar aquilo que quero dizer. Ele disse para não pensarmos num cesto com laranjas e logo de seguida perguntou-nos qual a primeira coisa que nos veio à cabeça. Claro que a primeira coisa em que pensámos foi num cesto com laranjas pois é assim que a nossa mente funciona. Isto acontece a toda a hora e aposto que todos nos lembramos de situações em que isso aconteceu connosco sem que nos tivéssemos sequer apercebido. Por exemplo, quantas vezes não estivemos numa situação em que pensámos “não posso falhar este passe” e a bola vai direitinha aos pés do adversário? E depois pensamos como é possível ter falhado um passe numa situação em que estava totalmente concentrado em não falhar? O problema é que a nossa mente estava concentrada em falhar (lembram-se que ela não reconhece a palavra ‘não’?).

Voltando ao assunto que iniciou este post, é muito importante que o treinador de guarda-redes diga como fazer em vez de como não fazer. E quando disse no início que a importância do treinador de guarda-redes vai muito para além do treino específico, estava a referir-me ao facto de o treinador de guarda-redes poder usar esta forma de abordagem durante todo o treino (treino específico da técnica de guarda-redes e treino integrado com o resto da equipa) de forma a que toda a sessão de treino seja um período de aprendizagem do guarda-redes. Portanto, é preciso que o treinador de guarda-redes não deixe de intervir verbalmente durante o treino integrado com a equipa (sempre de uma forma ‘positiva’ – evitar usar o ‘não’) pois é em situações de jogo (ou formas jogadas) que o guarda-redes põe em prática aquilo que sabe e é aqui que ocorre grande parte da sua aprendizagem / evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário