quarta-feira, 3 de março de 2010

Posicionamento II




Os grandes guarda-redes têm a capacidade de tornar as grandes defesas fáceis (à vista). O elemento chave para criar tal facilitismo, é o posicionamento.

O que fazer para que o posicionamento seja correcto?

O guarda-redes tem de estar presente em campo, tanto física como psicologicamente. O corpo deve manter-se em constante movimento, nunca fixo ao chão. O centro de gravidade deve apresentar-se um pouco mais baixo relativamente à posição erecta, com os pés à largura dos ombros, distribuindo assim o peso em ambos os apoios. Quanto à posição dos membros superiores, os cotovelos devem estar flectidos, ficando as mãos com as palmas voltadas para baixo. A cabeça deve estar fixa com os ombros, não querendo dizer com isto, a total rigidez da cintura escapular.

Após o corpo estar em condições de reagir rapidamente, o guarda-redes deve criar duas linhas imaginárias que partem da bola e terminam nos postes. Estas linhas formam um triângulo, no qual o guarda-redes se coloca alinhado com a linha da bola, ou seja, em linha com ela.

Sendo o guarda-redes um jogador com total visão sobre o jogo, a sua capacidade de leitura influencia a sua colocação para a boa cobertura dos ângulos. Essa leitura inclui, por exemplo, a distância e a posição a que se encontra a bola, se esta tem uma trajectória rasteira, aérea, aos saltos, a velocidade a que o adversário conduz a bola na direcção da baliza, etc. Só tendo em conta, estes e mais factores, é que o guarda-redes, consegue um bom posicionamento.

Grande parte dos treinadores de guarda-redes apostam apenas em treinos para a cobertura dos ângulos esquerdo e direito, esquecendo-se do ângulo por cima da cabeça. Neste caso, a estatura do guarda-redes é uma forte condicionante ao planeamento do treino.

Um excelente posicionamento, reduz a probabilidade de sofrer golos. A defesa constante dos remates adversários, provoca nestes um sentimento de incapacidade para chegar ao seu objectivo, facilitando ainda mais as acções do guarda-redes.

Uma outra forma de criar nos guarda-redes uma boa percepção do seu posicionamento, é mostrar-lhes os vídeos das suas acções em competição, dos quais saliento os golos sofridos. Através destes lances, os guarda-redes vêem o que fizeram de mal e o que poderiam ter feito. A observação destes vídeos deve ser acompanhada por algum tipo de feedback dos treinadores, pois, principalmente em guarda-redes mais novos, o objectivo da observação pode ser mal compreendido.

Sem comentários:

Enviar um comentário