terça-feira, 16 de março de 2010

Exercício de Aquecimento II


Este é um exercício bastante simples mas que abrange capacidades técnicas, físicas e cognitivas tornando-o muito útil num aquecimento.

O exercício é realizado com 2 guarda-redes em que um passa a bola para o outro com uma reposição de mãos rasteira e o outro passa a bola com uma reposição de mãos alta.

Em termos técnicos permite melhorar estas duas formas de reposição (ou qualquer outra, dependendo da adaptação que se faça deste exercício) mas é importante que o treinador saiba analisar e corrigir estes gestos porque, principalmente na formação, os guarda-redes costumam ter algumas dificuldades em realizar as reposições.

Em termos físicos, este exercício solicita a massa muscular dos membros superiores, tronco e cintura escapular trabalhando também a flexibilidade dinâmica dos braços e tronco.

Em termos cognitivos aumenta a coordenação óculo-manual e obriga o guarda-redes a aumentar os índices de concentração para realizar este exercício com eficácia.

Atenção: é importante que os guarda-redes não vejam este exercício como uma competição entre eles. A ideia de acelerar o ritmo do exercício para fazer com que o colega cometa uma falha é por vezes tentadora tanto para os guarda-redes como para os treinadores mas se isto acontecer, eles começam a dar menos importância ao gesto técnico e a precipitar-se no movimento dando origem a erros técnicos que, se não forem corrigidos podem tornar-se sistemáticos e fazer com que o guarda-redes adquira uma técnica inadequada. Desta forma, em todas as repetições, os guarda-redes devem passar a bola ao mesmo tempo, nem que para isso tenham de esperar que o colega esteja pronto.

Este exercício pode ter várias adaptações mas algo que costumo fazer, visto que o realizo normalmente como forma de aquecimento, é fazer com que os guarda-redes façam as reposições alternadamente com a mão direita e com a esquerda, isto porque eu quero preparar o guarda-redes, a nível muscular, para o resto da sessão de treino e se estes trabalharem apenas as reposições com apenas uma mão, solicitam mais os grupos musculares de um lado que de outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário