Utilizo este exercício para desenvolver e consolidar os deslocamentos, pegas e encaixes, cobertura de ângulos, etc consoante as condicionantes que coloque.
A imagem demonstra uma variante, na qual o guarda-redes se desloca em ziguezague entre os pinos vermelhos e amarelos. Em cada pino recebe um remate do Treinador. Permite desenvolver pegas e encaixes e deslocamentos. A cobertura de ângulos não se inclui, pois os remates saem sempre da zona central não obrigando os guarda-redes a fechar os 3 ângulos de remate.
Para a cobertura de ângulos basta que o treinador faça os remates de várias zonas, obrigando o guarda-redes a deslocar-se com o objectivo de fechar os 3 ângulos.
de forma a aproximar este exercicio ao jogo deve o movimento do g redes ser iniciado, por exemplo da linha de golo, de forma a executar movimentos reais de jogo, pois esta situação de zigue zage,não é real bem como o posicionamento em relação á bola, assim sugiro que o Gr saia da baliza, e faça deslocação aos pino, retome a posição original saia ao 2º Pino etc etc, e o tr gredes execute os remates de várias posiçoes mas sempre de forma a enquadrar o g redes .
ResponderEliminaraproximar o treino ao jogo.
Caro Mário
ResponderEliminarObrigado pelo comentário. Percebo o seu ponto de vista. A variante que apresento na imagem é utilizada por mim para aperfeiçoar os deslocamentos laterais e as pegas, na fase inicial do treino. Só discordo numa pequena coisa no seu comentário. Sou da opinião que quanto mais perto da linha de golo mais risco existe nas acções do guarda-redes. Digo sempre aos meus GR para se posicionarem um passo à frente da linha de golo (claro que isto tudo depende da posição da bola).
Mais uma vez obrigado pelo comentário. Só assim podemos evoluir como treinadores
entãoq ue faças o exercicio mais fora, mas de acordo com movimentações reais.
ResponderEliminara minha metodologia e a minha tese é esta treinar o jogo
dai que poça existir opinioes contrarias, mas tb acho que mal no treino g redes em portugal e esse o facto de treinarmos pouco o jogo, continuam a treinar muito com barreiras pinos etc etc,,,,em jogo nao temos nada disto
Mar1oF concordo em algumas coisas que disse, pois é de facto importante os exercicios em contexto de jogo. Mas penso que o nosso amigo Eduardo apenas quer demonstrar um exercicio de aquecimento simples. E os pinos e as barreiras também sao importantes, porque se eu nao treinar treino especifico ( uma queda por exemplo ) como é que eu posso passar para um contexto de jogo, se nao sei determinados aspectos tecnicos a efectuar?
ResponderEliminar