quinta-feira, 15 de abril de 2010

Exercício de Coordenação II



Neste exercício, o guarda-redes começa junto à linha lateral da pequena área e tem de saltar alternadamente para cada um dos lados tocando sempre com os dois pés de cada lado da linha (é necessário que ela faça isto o mais depressa possível mantendo a qualidade do movimento). O número de vezes que o guarda-redes passa de um lado para o outro da linha pode variar mas não é aconselhável que o número destas repetições seja muito elevado pois no trabalho de coordenação não é aconselhável a acumulação de fadiga devido às características do esforço.

Depois do último salto (convém que seja de fora para dentro, na direcção da baliza) o guarda-redes faz uma queda rasteira para segurar uma bola que já estava no chão e neste momento, o treinador corre para a bola para fazer um remate ao meio da baliza, a uma altura qualquer (quanto mais aleatória for a trajectória da bola, melhor), obrigando o guarda-redes a levantar-se o mais depressa possível para defender esse remate.

Neste último remate, deve incentivar-se o guarda-redes a segurar a bola se possível, isto porque se o seu objectivo for apenas de impedir que a bola entre na baliza, descorando a qualidade da defesa, ele limita-se a levantar-se com o objectivo de se colocar na trajectória da bola, muitas vezes desenquadrado com a mesma. Se lhe dissermos que o objectivo é segurar a bola, ele terá a preocupação de se levantar mantendo o seu corpo equilibrado, de frente para a bola, realizando um movimento rápido mas mais controlado.

Este exercício, para além de trabalhar a coordenação, também serve para melhorar a velocidade de execução e de reacção. Pode também servir para trabalhar a força abdominal se exigirmos que o guarda-redes se levante (para defender o remate) sem utilizar as mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário