quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Quedas

Realizar uma queda é uma experiência fantástica. É fantástico ver um guarda-redes voar para defender uma bola. O tempo de queda é fundamental, para além de um excelente trabalho de pés, aliado a uma boa potência muscular. Com um bom timming de queda, podemos gerar uma boa potência muscular para voar para a bola. A queda para a bola é, portanto, um bom sinal da potência muscular de um guarda-redes. É a soma das diferentes técnicas de queda, resultando num voo para atacar a bola e proteger a baliza.

QUEDAS RASTEIRAS
Numa queda rasteira, os guarda-redes tendem a usar as mãos para se levantarem rapidamente. Esta é uma boa técnica para o caso de o guarda-redes ter de realizar duas defesas seguidas (ao primeiro remate e ao ressalto de bola), em situações de 1x1.
É então necessário fazer com que a força seja conduzida para a frente do corpo, forçando as pernas a curvarem-se. Quando a bola estiver segura, o guarda-redes levanta-se, ajudado pela força criada pela perna que fica por cima, até à posição base. Exemplo: caindo para o lado esquerdo, a perna direita deverá ficar um pouco afastada da perna esquerda. Quando o guarda-redes se quiser levantar deverá empurrar rapidamente a perna direita para baixo, criando uma força que o permitirá levantar mais facilmente.
QUEDAS COM DESLIZAMENTO
Com esta queda, a bola é atacada junto ao chão. É normalmente utilizada em situações de 1x1, em que o avançado entra na área com uma velocidade elevada. O guarda-redes deslocar-se-á para a frente, mantendo o corpo centrado com a bola, deslizando para atacar a bola aos pés do avançado.


QUEDAS PARA A FRENTE
A queda para a frente acontece quando a bola é rematada à figura do guarda-redes. Esta não é necessariamente uma queda, mas sim uma boa colocação do corpo. O guarda-redes deverá colocar um joelho no chão, permanecendo a perna contrária flectida a 90 graus com o pé assente no chão. Assim que o guarda-redes tiver a bola segura nos seus braços, deverá colocar o peso do seu corpo sobre a bola, criando uma protecção extra.


ANATOMIA DA QUEDA
1- Posição base onde o guarda-redes está pronto e atento ao ataque
2- Trabalho de pés, utilizando 1 ou 2 passos laterais, seguidos de uma boa impulsão, que levará…
3- Ao voo e…
4- Aterragem;

1 comentário: