sábado, 27 de março de 2010

Exercício de Aquecimento III

Utilizo este exercício para desenvolver e consolidar os deslocamentos, pegas e encaixes, cobertura de ângulos, etc consoante as condicionantes que coloque.
A imagem demonstra uma variante, na qual o guarda-redes se desloca em ziguezague entre os pinos vermelhos e amarelos. Em cada pino recebe um remate do Treinador. Permite desenvolver pegas e encaixes e deslocamentos. A cobertura de ângulos não se inclui, pois os remates saem sempre da zona central não obrigando os guarda-redes a fechar os 3 ângulos de remate.

Para a cobertura de ângulos basta que o treinador faça os remates de várias zonas, obrigando o guarda-redes a deslocar-se com o objectivo de fechar os 3 ângulos.

4 comentários:

  1. de forma a aproximar este exercicio ao jogo deve o movimento do g redes ser iniciado, por exemplo da linha de golo, de forma a executar movimentos reais de jogo, pois esta situação de zigue zage,não é real bem como o posicionamento em relação á bola, assim sugiro que o Gr saia da baliza, e faça deslocação aos pino, retome a posição original saia ao 2º Pino etc etc, e o tr gredes execute os remates de várias posiçoes mas sempre de forma a enquadrar o g redes .
    aproximar o treino ao jogo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Mário

    Obrigado pelo comentário. Percebo o seu ponto de vista. A variante que apresento na imagem é utilizada por mim para aperfeiçoar os deslocamentos laterais e as pegas, na fase inicial do treino. Só discordo numa pequena coisa no seu comentário. Sou da opinião que quanto mais perto da linha de golo mais risco existe nas acções do guarda-redes. Digo sempre aos meus GR para se posicionarem um passo à frente da linha de golo (claro que isto tudo depende da posição da bola).

    Mais uma vez obrigado pelo comentário. Só assim podemos evoluir como treinadores

    ResponderEliminar
  3. entãoq ue faças o exercicio mais fora, mas de acordo com movimentações reais.


    a minha metodologia e a minha tese é esta treinar o jogo
    dai que poça existir opinioes contrarias, mas tb acho que mal no treino g redes em portugal e esse o facto de treinarmos pouco o jogo, continuam a treinar muito com barreiras pinos etc etc,,,,em jogo nao temos nada disto

    ResponderEliminar
  4. Mar1oF concordo em algumas coisas que disse, pois é de facto importante os exercicios em contexto de jogo. Mas penso que o nosso amigo Eduardo apenas quer demonstrar um exercicio de aquecimento simples. E os pinos e as barreiras também sao importantes, porque se eu nao treinar treino especifico ( uma queda por exemplo ) como é que eu posso passar para um contexto de jogo, se nao sei determinados aspectos tecnicos a efectuar?

    ResponderEliminar