segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Exercício situações de jogo III
sábado, 5 de novembro de 2011
Exercício - Velocidade de Reacção
sábado, 22 de outubro de 2011
Exercício - 2x0 + GR cruzamento atrasado
O exercício do vídeo permite ao GR perceber o que fazer neste tipo de lances. Muitos limitam-se a fechar o ângulo ao primeiro avançado e desistem assim que o passe é feito.
Num exercício já publicado no blog, mostramos que o GR tinha de defender a linha imaginária entre o poste e a pequena área nos cruzamentos da linha de fundo.
Neste caso o avançado fixa o GR, que lhe reduz o ângulo de remate. Sem ângulo o avançado é obrigado a fazer um cruzamento atrasado para a entrada de um colega.
O GR deve encurtar rapidamente a distância ao avançado que aparece na área, reduzindo assim a hipótese de sofrer golo.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Exercício - 2x0 + GR
À semelhança dos exercícios 1x0+GR, este exercício tem os mesmos principios básicos. Deslocamentos enquadrados com a bola e esperar que o avançado execute a sua acção.
Como se pode ver os avançados trocam a bola muito perto do GR. Com isto pretende-se uma maior atenção na bola, velocidade de reacção, mas também um trabalho resistente dos membros inferiores, com deslocamentos laterais constantes.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Exercício - Coordenação óculo-manual
Este tipo de exercícios assumem um papel importante para os guarda-redes mantenham a sua atenção na bola.
O principal objectivo desta variante é que o GR se concentre na bola atirada pelo treinador e depois na bola que o GR lançou ao ar, tentando a segurá-la sem que caia no chão.
Consoante a dificuldade que o GR apresente na execução do exercício, podemos dificultar as suas acções, por exemplo ter de segurar a segunda bola sempre acima da cabeça.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Treinos de Captação SC Linda-a-Velha

Av. Tomás Ribeiro
2795-548 Linda-a-Velha
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Exercício - Saídas (Bolas Altas)
domingo, 31 de julho de 2011
Pontapés de Baliza
terça-feira, 26 de julho de 2011
Exercício Cruzamentos da Linha de Fundo
O vídeo, da forma que está apresentado, não o considero um exercício tipo, mas uma forma de mostrar aos GR a importância da sua posição nos cruzamentos na linha de fundo.
O principal objectivo é que eles percebam que neste tipo de lances a baliza principal passa a ser a linha imaginária entre o poste e a pequena área (linha amarela), pois é por esta zona que a bola passa na maioria das vezes (nos cruzamentos na linha de fundo).
Tenho sorte de poder treinar este aspecto em exercícios com a restante equipa, o que retira a monotonia dos exercícios analíticos.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Exercício de saídas para bloqueios
Embora este exercício seja aqui apresentado de forma analítica, a minha principal finalidade para ele é promover saídas rápidas da posição fundamental para bloquear bolas que são colocadas em profundidade dentro da área.
Devido ao facto de este objectivo ser atingido em exercícios integrados com a restante equipa, onde a proximidade ao jogo é maior, utilizo as acções apresentadas no vídeo como parte integrante do aquecimento. Assim, evidencio que o transfer que o GR faz do aquecimento para a parte fundamental do treino é extremamente benéfico.
NOTA: Como o exercício do vídeo é referente a uma forma de aquecimento, coloquei uma cadência continuada (centro-direita-centro-esquerda-centro).
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Exercício Situação 1x0+GR
Com este exercício pretendo que o GR encurte rapidamente a distância para o avançado e se coloque em posição baixa (marca amarela). Nesta posição o GR deve aguardar que o avançado actue para lhe bloquear a bola ao nível dos pés.
terça-feira, 14 de junho de 2011
As lesões específicas dos Guarda-Redes

sexta-feira, 3 de junho de 2011
Microciclo Competitivo

O microciclo que apresento, foi a base do meu trabalho no decorrer do campeonato.
segunda-feira, 30 de maio de 2011
segunda-feira, 16 de maio de 2011
1º Campo Internacional de Guarda-Redes em Portugal

Mais uma fantástica iniciativa para todos os que se interessam pelo treino de guarda-redes.
Para mais informações sobre o evento, podem contactar a Escola Número Um através do e-mail escolanumeroum@gmail.com.
domingo, 15 de maio de 2011
Melhor Guarda-Redes em Portugal (2010/2011)

Nas opções estavam todos os guarda-redes considerados titulares dos 16 clubes da Liga Zon Sagres e mais uma que comportava a opção 'outro'. De salientar apenas que à data da abertura da sondagem, Felipe era o guarda-redes titular do Sporting de Braga, tendo sido transferido em Janeiro para o Flamengo. Artur Moraes, o guarda-redes que substituiu Felipe na baliza do Sporting de Braga não está por isso listado nas opções.
Curiosamente, o vencedor da sondagem anterior esteve de fora durante toda a época por lesão não realizando um único jogo e não tendo, como tal, hipóteses de revalidar o 1º lugar.
Assim sendo, os resultados foram os seguintes:
1º Helton (Futebol Clube do Porto) 35%
2º Roberto (Sport Lisboa e Benfica) 26%
3º Rui Patrício (Sporting Clube de Portugal) 15%
4º Rafael Bracalli (Clube Desportivo Nacional) 3%
5º Nilson (Vitória Sport Clube) 3%
6º Felipe (Sporting Clube de Braga) 3%
7º Outro 2%
8º Marcelo Boeck (Clube Sport Marítimo) 1%
8º Cássio (Futebol Clube Paços de Ferreira) 1%
10º Rui Rego (Sport Clube Beira-Mar) 1%
10º Hugo Ventura (Portimonense Sporting Clube) 1%
12º Diego (Vitória Futebol Clube) 0%
13º Peiser (Associação Académica de Coimbra / Organismo Autónomo de Futebol) 0%
14º Salin (Associação Naval 1º de Maio) 0%
14º Gottardi (União Desportiva de Leiria) 0%
14º Paulo Santos (Rio Ave Futebol Clube) 0%
14º Moretto (Sporting Clube Olhanense) 0%
Os 14º classificados receberam 3 votos cada um.
Foto: Getty Images
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Exercício situações de jogo II
quarta-feira, 9 de março de 2011
I Seminário Internacional "Treino da Técnica de Guarda-Redes"

As inscrições podem ser feitas até dia 20 de Março, com um limite de 120 participantes.
É de aproveitar esta iniciativa, para quem se interessa pelo treino de guarda-redes porque não é todos os dias que há oportunidades de participar num seminário sobre guarda-redes com teor teórico e prático.
terça-feira, 8 de março de 2011
Exercício situações de jogo

VARIANTE:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
A Leitura do Jogo
sábado, 5 de fevereiro de 2011
René Higuita

Não nos podemos esquecer que a excentricidade de um guarda-redes tem limites e Higuita quebrou esses limites (por várias vezes) na sua carreira, sendo o exemplo mais conhecido o Mundial de 1990 em Itália mas também não é menos verdade que Higuita teve uma carreira recheada de conquistas, entre as quais uma Copa dos Libertadores e uma Copa Interamericana (não falando das 68 internacionalizações e respectivos 3 golos pela Colômbia).
O que caracterizou Higuita foram a sua habilidade para concretizar penaltis e livres directos, a famosa 'defesa de escorpião' e a sua tendência para sair da baliza para interceptar a bola e sair a jogar com ela nos pés. Relativamente aos esquemas tácticos, eu não me oponho à marcação dos mesmos pelos guarda-redes, desde que sejam especialistas e que a equipa tome as devidas precauções para a hipótese de o guarda-redes falhar. Quanto à 'defesa de escorpião', de facto foi um momento marcante na história do futebol e uma delícia aos olhares dos amantes da modalidade mas também não é menos verdade que era uma defesa completamente inútil, demasiado arriscada e muito pouco eficaz. Por fim, no que diz respeito às saídas de Higuita da baliza, acho que há muito a falar. De facto era fantástica a capacidade de Higuita sair da baliza e excentricidades à parte, foram inúmeros os lances de contra-ataque neutralizados por ele pelo que em termos tácticos, esta sua capacidade de ler o jogo poderá ter sido muito bem aproveitada pelos seus treinadores... o problema é que as intercepções não ficavam por aí. Ou será que isso era um problema?
Uma acção de penetração do guarda-redes logo após a recuperação da bola, quando os adversários estão em contra-pé, pode criar grandes desequilíbrios à equipa adversária que tem os seus jogadores desposicionados e como tal, concede mais espaços no campo para serem explorados (veja-se o exemplo das penetrações de David Luiz, do Benfica, na época passada, que tantos problemas dava aos adversários, principalmente àqueles que utilizavam marcações individuais). Mas para que isto fosse possível, seria necessário que o guarda-redes fosse rápido, tivesse uma excelente capacidade de drible e condução de bola e uma boa visão de jogo. Mas se os jogadores de campo que dominem estas capacidades não abundam... dificilmente aparecerá um guarda-redes que as possua, principalmente quando o seu treino, que é especializado cada vez mais cedo, seja tão condicionante àquilo que o futebol moderno exige dos guarda-redes que é acima de tudo segurança, nunca o risco.
Até que ponto este tipo de acções deve ser promovida nos guarda-redes que possuem capacidades para tal?
E já agora, com todas as polémicas de parte que caracterizaram a carreira (e a vida) deste ícon do futebol mundial, vão os meus mais sinceros parabéns à carreira de Higuita que terminou apenas no início deste ano, após 24 anos como profissional (aos 44 de idade). Alguém que tanto contribuiu à promoção do futebol, não pode ser esquecido na história.